Goianos celebram o sacramento da Eucaristia durante o feriado

A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião

Postado em: 08-06-2023 às 09h25
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos celebram o sacramento da Eucaristia durante o feriado
A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião | Foto: Rudger Remígio

O Dia de Corpus Christi é sempre comemorado 60 dias após a Quinta-feira Santa, logo em seguida do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade. Em decorrência disso, a festividade cristã se torna uma data móvel. Neste ano, o festejo do corpo de Cristo acontece nesta quinta-feira (08), e uma das coisas mais marcantes sobre o feriado é a procissão. 

A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ou seja, ao ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.

Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”. “A data do Corpus Christi tem como finalidade mostrar o amor e a fidelidade do cristão católico na busca por Jesus sacramentado”, conta o Padre Rodrigo de Castro.

Continua após a publicidade

“Esse é um momento e maneira de demonstrar este testemunho de forma pública, não só dentro da igreja, por isso realizamos procissões e celebrações ao ar livre, para dizer para o mundo que nós temos um Deus que se fez pão para nos alimentar e que caminha conosco e não nos abandona”, complementou o reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família.

Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

Celebração

A celebração do feriado no Brasil acontece em todos os Estados por meio de missas e do ritual de enfeitar as ruas com tapetes, confeccionados no próprio chão das ruas que levam à igreja, durante a noite anterior ao feriado. A confecção dos tapetes é feita com a união de centenas de fiéis que utilizam os mais variados materiais, como areia colorida, café, sal e cascas de ovos para desenvolver imagens que representam símbolos importantes para a Igreja, como a hóstia e o vinho.

Neste ano, a Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Goiânia, será celebrada em todas as paróquias. Os horários das celebrações serão definidos por cada paróquia, assim como a confecção dos tradicionais tapetes, buscando que sejam valorizadas as expressões da devoção popular que artisticamente enfeitam casas, ruas e avenidas para acolher a passagem de Jesus sacramentado. Também é uma indicação da Arquidiocese para que seja proposto um gesto concreto para esse dia que envolva todos os que forem participar da Solenidade.

Segundo o arcebispo Dom João Justino “será muito oportuno motivar as comunidades para uma festiva e participativa celebração paroquial, com ênfase no sentido da comunhão das comunidades ao redor do altar de Cristo. Dessa forma, pretende-se reforçar o caminho do retorno pós-pandemia e valorizar a instância paroquial como comunidade de comunidades alimentadas pelo mesmo Pão eucarístico”.

Veja Também