Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Gastronomia com alimentos impressos em 3D são destaque da Campus Party

Além de mostrar uma tecnologia revolucionária, 16 competidores participaram da produção de pratos feitos em impressoras 3D

Postado em: 10-06-2023 às 09h15
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Gastronomia com alimentos impressos em 3D são destaque da Campus Party
Além de mostrar uma tecnologia revolucionária, 16 competidores participaram da produção de pratos feitos em impressoras 3D. | Foto: Rodrigo Melo/O Hoje

A 3ª edição da Campus Party Goiás, que se encerra neste domingo (11), trouxe diversas novidades tecnológicas voltadas ao público. O evento de tecnologia e inovação deve receber mais de 150 mil pessoas, de acordo com a organização.

“Nós queremos criar em Goiás uma cultura no sentido de que a inovação e a tecnologia cheguem nas mãos das pessoas mais simples, qualificando os jovens para serem competitivos amanhã no mercado”, disse o governador Ronaldo Caiado sobre o investimento da atual gestão na área durante coletiva de impressa da abertura do evento. 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, acredita que a Campus Party é uma importante ferramenta de promoção do conhecimento. “Esse evento acaba sendo o primeiro contato de uma moçada com a tecnologia. A atual gestão do governo estadual está colocando a Campus Party como projeto prioritário do governo e dando todo apoio à ciência, tecnologia e inovação”, comentou.

Continua após a publicidade

Uma das principais novidades desta edição é a competição “Printer Chef”, um campeonato gastronômico que contará com alimentos produzidos em impressora 3D, em parceria com a Startup BioEdTech. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento para que, na sequência, os competidores produzam seus pratos.

Durante o desafio, que aconteceu nos dias 8, 9 e tem a final marcada para este sábado (10), os participantes precisam utilizar esse alimento impresso em 3D e combiná-lo com outros ingredientes tradicionais para compor um prato final. A competição começou com um workshop sobre impressão de alimentos em equipamentos de impressão com tecnologia 3D para, na sequência, os competidores produzirem seus próprios pratos.

Ao todo, foram 16 competidores estudantes ou amadores, divididos em quatro seletivas de duas horas nos dias 08 e 09 de junho, e os vencedores de cada bateria irão para a grande final regional que será realizada hoje. Para a acadêmica do curso de gastronomia, Júlia Alvarenga de Morais Moura, essa foi uma oportunidade única de contato com um universo totalmente novo.

“A gente sabe e acompanha as novidades do mercado da gastronomia, mas ver de perto uma máquina que imprime um alimento é algo surreal. Acredito que a tecnologia sempre nos surpreende, mas não de tal maneira a produzir comida e ingredientes que são utilizados nos preparos de pratos. Com certeza é um grande aprendizado para minha bagagem de futura profissional”, analisou a estudante. 

O vencedor da competição receberá ingresso, com camping, além de passagens, para participar da 15ª edição da Campus Party Brasil, que ocorre nos dias 25 a 30 de julho em São Paulo, com vaga garantida para participar da grande final desta competição.

Na edição da Campus Party de Goiás, o Printer Chef conta com a colaboração da Gastronomia do Senac Goiás, que selecionou os Chefs que irão compor o júri e também terá a participação da Chef Juliana Barroso, gestora da Gastronomia do Senac Goiás, como apresentadora junto com uma Host, aluna de gastronomia.

Veja Também