Infrações de videomonitoramento de trânsito tem queda na capital

O sistema funciona há quase um ano no Parque Vaca Brava e registra 20 infrações por dia

Postado em: 18-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Infrações de videomonitoramento de trânsito tem queda na capital
O sistema funciona há quase um ano no Parque Vaca Brava e registra 20 infrações por dia

Rafael Melo 

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) constatou que houve uma queda no registro de infrações do sistema de videomonitoramento implantado há quase um ano no Parque Vaca Brava. Estima-se que, de janeiro a abril deste ano, tenham sito registradas, ao todo, 1.532 infrações. Os números são significativamente baixos quando comparados ao ano passado, no período entre os 17 e 21 de julho de 2017 houve uma média 119 infrações por dia.

Continua após a publicidade

Segundo a SMT, nas primeiras semanas de testes foram registras 600 multas por dia e o número caiu 80% quando a fiscalização se tornou oficial. Hoje a Secretaria contabiliza em média 20 infrações diárias. Para o titular da pasta, Fernando Santana, o balanço da fiscalização por videomonitoramento atendeu ao objetivo principal: mais segurança aos moradores, condutores e pedestres que passam pelo Setor Bueno, local monitorado 24h por dia.

Monitoramento

As imagens são visualizadas em tempo real de uma central, e agentes de trânsito têm a função de registrar as infrações que são enviadas ao endereço dos motoristas. Segundo Fernando Santana, as câmeras registram tudo o que ocorre no local com alcance de até 50 metros e com boa qualidade. Ao todo dez câmeras são monitoradas tanto pela Prefeitura de Goiânia, quanto pela Polícia Militar. Com elas, é possível flagrar infrações de trânsito, controlar transporte coletivo e a segurança dos frequentadores da região do Parque Vaca Brava.

Além disso, Santana acredita que o serviço contribuiu também para a educação no trânsito. “Hoje quem passa pelo Vaca Brava, seja de carro, a pé ou de bicicleta, evita cometer alguma prática em desacordo com a lei. Então, é possível notar que os motoristas estão mais conscientes e estão mudando os hábitos no trânsito”, conta o secretário.

Ampliação

De acordo com a SMT, a implantação das câmeras de videomonitoramento deve chegar à Avenida Universitária, também conhecida como Rua 10 em no máximo 30 dias. Fernando Santana informou ainda o sistema deverá também ser instalado em outros pontos da Capital, como no Aeroporto de Goiânia; na região da Rua 44; e em algumas vias do Setor Campinas. A Secretaria afirmou que o convênio com o governo do Estado para compartilhamento de imagens entre prefeitura, SMT e a Secretaria de Segurança Pública está em fase final de para assinatura de contrato.

Na apuração feita pelo O Hoje, as câmeras do Corredor Universitário já deveriam estar em funcionamento desde outubro do ano passado, porém problemas na comunicação dos equipamentos instalados atrasaram a finalização do projeto. As câmeras próximas ao Aeroporto Santa Genoveva estão em fase final de implantação e a expectativa é que possam ajudar na fiscalização das irregularidades na entrada e saída do aeroporto, como estacionamento irregular. 

Na Rua 44 o principal objetivo é dar mais segurança para a população, tanto pedestres quanto motoristas. Ainda segundo o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, as câmeras registram todos os tipos de infração, como furtos e dirigir enquanto utiliza o celular.

Infrações

O último levantamento divulgado pela SMT mostra os números de infrações que foram flagradas pelo videomonitoramento entre os dias 1º de janeiro de 2018 a 30 de abril. O uso do aparelho celular ao volante, que antes era recordista de infração, caiu para sétima posição e estacionar no passeio assumiu a liderança. O ranking a seguir mostra as principais infrações cometidas na região durante o período supracitado: 1º lugar Estacionar no passeio – 701 infrações; 2º lugar Estacionar em locais em horários proibidos – 403 infrações; 3º lugar Estacionar no ponto de táxi – 130 infrações; 4º Estacionar na esquina – 63 infrações; 5º Conversão à esquerda em local proibido – 42 infrações; 6º Digirir manuseando o celular – 34 infrações; 7º Estacionar em local de embarque e desembarque de passageiros – 17 infrações. 

Veja Também