Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Goiás é destaque do turismo nacional e cresce 10,8% no primeiro trimestre

O setor de serviços vai liderar a expansão da economia goiana em 2023, crescimento de 8% e geração de 90 mil novos postos de trabalho no período

Postado em: 15-06-2023 às 08h17
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás é destaque do turismo nacional e cresce 10,8% no primeiro trimestre
Goiás e Tocantins são dois dos estados que abrigam um palco de riquezas naturais | Foto: Divulgação

Dados da Federação do Comércio no Estado (Fecomercio) divulgados no final de maio apontam que somente o turismo deve movimentar R$ 1 bilhão neste ano, em Goiás. Ligado à economia local, Goiás e Tocantins são dois dos estados que abrigam um palco de riquezas naturais que chamam a atenção e atraem turistas de todo o mundo. Para se ter uma ideia, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam o crescimento de 10,8% no turismo goiano, somente no primeiro trimestre de 2023, quando comparado com o primeiro trimestre de 2022. 

Com o turismo em alta, principalmente de negócios, o setor de serviços vai liderar a expansão da economia goiana em 2023, crescimento de 8% e geração de 90 mil novos postos de trabalho no período. As atividades do turismo devem ter alta de 9,5%, puxando a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do segmento durante o ano. A expectativa é que haja somente nesse setor mais de 50 mil vagas de emprego.

Entre os destinos mais visitados, está o Rio Araguaia, que deve receber, este ano, cerca de 1 milhão de visitantes durante a alta temporada, em julho. No estado, as opções incluem: parques naturais, com municípios como Anápolis; trilhas de longo curso, que engloba as históricas Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás e Pirenópolis; cachoeiras, que inclui, por exemplo, Jaraguá; grutas e cavernas, com destaque para Vila Propício e Alto Paraíso; praias doces, rios e lagos, com municípios como Uruaçu e Cocalzinho de Goiás; mirantes e turismo rural, entre outras alternativas.

Continua após a publicidade

Diferentes fatores podem justificar este crescimento, dentre eles é que, atualmente, turistas estão muito mais confiantes em realizar suas viagens, participar de eventos devido a eficácia da vacinação. “Outro fator a se considerar é o aumento da promoção turística, realizada pela Goiás Turismo, que estimulou o interesse das pessoas pelas belezas naturais goianas” explica a coordenadora do Observatório do Turismo de Goiás, Giovanna Tavares.

Graças ao aumento dos turistas no estado, a cidade de Caldas Novas, conhecida por suas águas termais, está se preparando para o período de alta demanda das férias de julho de 2023. Seguindo essa tendência positiva, uma rede de hotéis iniciou um processo seletivo para preencher 300 vagas temporárias. As contratações visam atender ao aumento de turistas esperado para o período e proporcionar uma experiência de qualidade aos visitantes.

A expectativa é que o aquecimento do setor turístico em Caldas Novas traga não apenas benefícios econômicos, mas também impulsione o desenvolvimento local, promovendo o fortalecimento do comércio, a valorização dos serviços oferecidos e o crescimento do destino como um todo. A contratação de funcionários temporários demonstra o empenho do setor em garantir um atendimento de excelência aos turistas, proporcionando uma estadia memorável na cidade goiana.

De acordo com os dados do Observatório, houve um aumento expressivo, e conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo IBGE, no primeiro trimestre de 2023, o Volume de Atividades Turísticas no Estado de Goiás mostrou expansão de 10,8%. Já na comparação de março de 2023 com março de 2022 o Volume de Atividades Turísticas avançou 2,2%, em Goiás. 

Só em Goiás, cerca de 95 municípios fazem parte do mapa do Turismo. Cada município possui sua individualidade, e atrai um público especifico. “Goiânia é a cidade que mais atrai turistas no Estado de Goiás, em função da grande disponibilidade de produtos e serviços. Alto Paraíso, Anápolis, Caldas Novas, Cavalcante, Formosa, Pirenópolis e Rio Quente possuem um fluxo bem significativo. Agora nesse período a região do Vale do Araguaia possui um fluxo significativo”, complementou Giovanna.

Além disso, outros destinos também são bem procurados, uma vez que Goiás é um Estado amplo com inúmeros atrativos turísticos, como cavernas, cachoeiras, lagos entre outros.

Veja Também