Região Noroeste domina comércio de drogas

Em 40 dias mais de 30 prisões foram feitas em flagrante na região

Postado em: 21-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Região Noroeste domina comércio de drogas
Em 40 dias mais de 30 prisões foram feitas em flagrante na região

Raunner Vinícius Soares* 


Continua após a publicidade

A Região Noroeste de Goiânia é uma das mais violentas da cidade, afirma o delegado Humberto Teófilo do 22° Distrito Policial, que vem fazendo um trabalho de combate e repressão a drogas na região há 40 dias. Mais de 30 prisões foram feitas em flagrante. O delegado ainda ressalta que o número de homicídios diminuiu, evidenciando uma relação entre drogas e violência. 

A localidade é um dos focos do tráfico em Goiânia. “Uma região perigosíssima, muito pesada. O trabalho está sendo intensificado, e depois de vários dias de apreensões, ontem não teve nenhuma chamada. O que me surpreendeu”, pontua o delegado. 

Em um dos casos, sob a coordenação do delegado Teófilo, a polícia prendeu um membro de uma facção criminosa considerado o maior traficante de drogas e armas da Região Noroeste de Goiânia, na noite da última quinta-feira (14), na operação a equipe recapturou o integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), Iuri Gomes Oliveira Ramires, 40 anos de idade, vulgo “Cowboy”, foragido da Justiça há mais de 5 meses.

Nesta ocasião, Iuri Gomes apresentou aos policiais civis um documento de identidade falso em nome de Alexandre Nunes, oportunidade em que foi preso em flagrante pela prática do crime de uso de documento falso. Conforme as investigações presididas pelo delegado Humberto Teófilo, o preso Iuri Gomes estava com mandado de prisão em aberto da cidade de Campo Grande (MS) e era o principal distribuidor de drogas e armas na Região Noroeste de Goiânia.

O investigado recentemente vendeu aproximadamente 800 kg de maconha adquiridos no Paraguai, além de comercializar varias espécies de arma de fogo, dentre elas, um fuzil AK-47. A prisão ocorreu no Residencial Brisas da Mata em razão de uma investigação promovida pela Policia Civil que, durante dois meses, está levantando diversos pontos de drogas na Região Noroeste de Goiânia. Essa foi a 30ª prisão em flagrante efetuada pelo Delegado Humberto Teófilo e sua equipe em menos de dois meses à frente do 22º DP, localizado no Jardim Curitiba.

Teófilo explica que a Polícia Civil não é obrigada a registrar flagrante, mas diz que quando há denúncia faz questão de registrar, e está firme no combate a violência na região.


Laboratório de drogas

Na noite de segunda-feira (18), a Polícia Militar, por meio do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), desarticulou um laboratório de refino de drogas, no Jardim Petrópolis, em Goiânia. Quatro suspeitos foram presos, dois fazem parte do Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas do Brasil.

Na ocasião foram apreendidos uma arma de uso restrito e um kit rajada (acessório que acoplado à pistola convencional se transforme em uma espécie de metralhadora). No local, a PM também encontrou 400 munições de fuzil e 130 pistolas, cerca de R$ 70 mil em cocaína, mais de 250 comprimidos de êxtase, quase R$ 10 mil em dinheiro, além de balança de precisão e outros insumos utilizados na produção de drogas. (Raunner Vinicius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também