Festa do Divino Pai Eterno deve receber 3 milhões de romeiros até 2 de julho

Estão previstas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões dos tropeiros e carros de bois, batizados, vigílias, alvoradas e confissões

Postado em: 22-06-2023 às 08h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa do Divino Pai Eterno deve receber 3 milhões de romeiros até 2 de julho
Estão previstas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões dos tropeiros e carros de bois, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. | Foto: Reprodução

A Romaria de Trindade começa nesta sexta-feira (23/6) e seguirá até o dia 2 de julho. Durante os dez dias de festa, a cidade deve receber por volta de 3 milhões de romeiros, que devem movimentar toda cadeia econômica do município com cerca de 130 mil habitantes.

Essa será a primeira festa com o retorno da programação completa após o auge da pandemia de Covid-19. Estão previstas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões dos tropeiros e carros de bois, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.

No ano de 2022, ainda com os reflexos da pandemia, o número de romeiros que passaram pela cidade foi de aproximadamente 3 milhões e 200 mil pessoas. Dados da prefeitura do município indicaram uma movimentação de 45 milhões de reais, incluindo o setor hoteleiro, os eventos ligados às celebrações religiosas e também os shows promovidos pelo poder público.

Continua após a publicidade

Além das missas, uma das grandes atrações deste ano é o show do cantor Roberto Carlos. O evento terá entrada gratuita e ocorrerá na noite de domingo (25), no estacionamento do Santuário Basílica, a partir das 21h15.

Já no dia 29 de junho, será realizado o tradicional desfile de carros de boi com a expectativa de receber mais de 700 carreiros. No mesmo dia, terá show de Gian & Giovani. Já no dia 30 sobem ao palco os cantores Di Paullo & Paulino e Jiraya Uai. Julho tem o show de encerramento no dia 1º com Lauana Prado e Vinícius Cavalcante. Além disso, todos os dias terão shows de Rodrigo Bravo e Juliano Reys.

Setores mais aquecidos 

Um dos setores que mais são aquecidos durante os dias de festa é o hoteleiro. Os hotéis mais próximos da Basílica costumam receber caravanas de romeiros de outras cidades, que reservam muitos quartos com antecedência, ou seja, possuem clientes mais cativos. Além disso, nas hospedarias centrais a procura é maior, de forma que a desistência de uma caravana logo é divulgada em um grupo de mensagens de romeiros e a vaga é preenchida, o que é mais difícil de ocorrer no caso dos clientes avulsos.

O empresário Luziano Oliveira, 46, é proprietário de um dos hotéis mais frequentados de Trindade, localizado ao lado da Basílica do Divino Pai Eterno, e com visão privilegiada para o novo santuário que está em construção. Por lá, vaga disponível somente se algum hóspede cancelar a reserva. “A gente já tem esse período pré-agendado. E na maioria das vezes os hóspedes do ano anterior já deixam suas reservas adiantadas para passar os dias da festa bem acomodados na cidade”, conta Luziano.

Mais de 600 pessoas passam pelos apartamentos oferecidos no hotel, e para dar conta do recado, o empresário vai contratar outros funcionários para suprir a alta demanda. “Temos algumas contratações que aumentam bastante durante a festa. Nesse período nós reforçamos os funcionários da cozinha, as camareiras, os recepcionistas e demais colaboradores. E todo ano essa mão de obra cresce para dar conforto e comodidade aos fiéis”, destaca.

Waldir Aparecido Lopes, 51, é dono de uma hospedaria, que tem mais de 20 quartos para casais ou famílias de até quatro pessoas. “Como estamos voltando à total normalidade, todos os hotéis, pousadas e pensões da cidade estão quase lotados. Nosso setor está comemorando esse retorno da tradicional festa”, argumenta o empreendedor.

Novo Santuário

Próximo a atual Basílica do Divino Pai Eterno, as obras para construção do Novo Santuário seguem. O complexo foi iniciado em 2012 e terá cerca de 450 mil m², com espaço para abrigar até 300 mil pessoas durante as celebrações campais. Na primeira quinzena de junho, foi finalizada a colocação dos blocos de alvenaria do lado esquerdo da cruz.

Uma das atrações da Romaria deste ano será a visita guiada à Nova Casa do Pai. De acordo com o engenheiro civil, André Camargo, os devotos que visitarem o canteiro de obra vão ter noção da magnitude da construção. Um ônibus será disponibilizado para levar os devotos ao local. 

A construção ocorre com apoio das doações dos romeiros. “Cada pessoa que contribui, de certa forma imprime seu nome na construção do templo sagrado. O desenvolvimento da obra é proporcional à participação do devoto fiel, com a sua contribuição”, ressalta a direção da Associação Filhos do Pai.

História da Devoção

Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros (cm) com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, seguido de uma sucessão de milagres.

Segundo a tradição, após algum tempo, Constantino Xavier dirigiu-se a Pirenópolis (GO), a mais de 120 quilômetros de distância de Trindade, para restaurar o Medalhão encontrado. No entanto, ao invés disso, o artista plástico Veiga Valle fez uma imagem, em madeira, de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro para pagar pelo objeto sagrado, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da imagem e voltou a pé para Trindade, tornando-se, assim, o primeiro romeiro. Ele foi recebido em festa por todos da cidade e, naquele momento, surgiu também o motivo da tradicional peregrinação ao Santuário.

Cuidados durante a caminhada

Com o início das festividades e da caminhada da fé, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás reforça aos motoristas a necessidade de atenção redobrada com pedestres, em especial aos que trafegam na BR-060 no trecho que liga Rio Verde a Abadia de Goiás.

“A movimentação atípica, especialmente nos acostamentos e nas vias laterais das rodovias, é motivo de preocupação para a PRF e traz a necessidade de reforçar o alerta a todos os cidadãos que vão transitar pela BR nos próximos dias”, disse a corporação por meio de nota.

Aos fiéis que farão a peregrinação a pé, uma dica importante é usar roupas claras e, se possível, utilizar faixas refletivas, já que é comum preferirem fazer a caminhada no período noturno para evitar o sol muito quente. Também é recomendado escolher o acostamento no sentido oposto ao fluxo dos veículos. 

Aos motoristas que avistarem pessoas caminhando ou carros de boi nas proximidades, é fundamental que reduzam a velocidade e mantenham sempre o farol aceso, medida que aumenta a visibilidade.

Veja Também