Sedhs promove abordagem social com o intuito de amenizar adversidades causadas pela frente fria

Em média, são realizadas cerca de 40 a 50 abordagens diárias.

Postado em: 22-06-2023 às 10h24
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Sedhs promove abordagem social com o intuito de amenizar adversidades causadas pela frente fria
Em média, são realizadas cerca de 40 a 50 abordagens diárias. | Foto: Divulgação / Sedhs

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), conta com equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que percorrem as regiões da cidade no período da madrugada. O serviço funciona todos os dias, sob regime de plantão, atendendo pessoas em vulnerabilidade social que utilizam o espaço público como refúgio ou trabalho.

Em média, são realizadas cerca de 40 a 50 abordagens diárias. O Seas é parte integrante do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Por meio dele, é feito o encaminhamento para o Centro Pop, além de providenciar documentação, direcionamento para comunidades terapêuticas, casas de passagem, equipes de saúde e assistência social. São distribuídas refeições em locais específicos como a Praça Joaquim Lúcio, Vila Abajá e a sede do Centro Pop, situada na Alameda Botafogo, número 68, Setor Central.

Onde há registro de queda de temperatura, as equipes do Seas entregam cobertores em pontos como a região do setor Campinas (Praça Joaquim Lúcio e Igreja Matriz), Vila Abajá, região da 44 e Avenidas Independência e Goiás, no setor Central.

Continua após a publicidade

O Centro Pop disponibiliza trabalho técnico para análise das demandas, orientação e encaminhamento aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que possam contribuir para a autonomia, inserção social e proteção às situações de violência. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. No ano de 2022, cerca de 1.955 pessoas foram atendidas na instituição, com um total de 64.088 serviços prestados.

O trabalho também recebe apoio eventual da Guarda Civil Metropolitana (GCM), quando há necessidade de suporte, para que as demandas possam ser atendidas. O serviço de abordagem social conta com mais de 20 servidores disponibilizados em equipes multiprofissionais formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

Veja Também