Bombeiros controlam incêndio no Parque Altamira de Moura Pacheco

Imagens divulgadas pela corporação mostram as chamas em pontos diferentes e, de acordo com os militares, o incêndio foi controlado

Postado em: 22-06-2023 às 12h01
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Bombeiros controlam incêndio no Parque Altamira de Moura Pacheco
Imagens divulgadas pela corporação mostram as chamas em pontos diferentes e, de acordo com os militares, o incêndio foi controlado | Foto: Divulgação

Henrique Alcaraz

O Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado nesta quarta-feira, 21, para o trabalho de combate a um incêndio na região do Parque Altamiro de Moura Pacheco, a partir da trilha da onça, às margens da BR-153.

Ao todo, três viaturas foram enviadas ao local, juntamente com 13 militares e um drone para o monitoramento e mapeamento da área em uma ação conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Continua após a publicidade

Imagens divulgadas pela corporação mostram as chamas em pontos diferentes e, de acordo com os militares, o incêndio foi controlado.

El Ninõ

A chegada deste fenômeno que promove o aquecimento das águas e deixa o nível do mar mais alto no Oceano Pacífico aumenta o calor em todas as regiões do Brasil e, por conta disso, a Amazônia, o pulmão do país, tende a ficar mais seca. Isso diminui as possibilidades de chuva em todo o país trazendo grande preocupação, inclusive na questão do plantio.

Neste período é normal uma variação de temperetura durante um mesmo dia, mas segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, as ações do El Niño serão sentidas com mais intensidade a partir do mês de julho.

“Nós tivemos três anos de La Niña e o El Niño começou a atuar no dia 8 de junho. No entanto, a natureza não entende que isso virou do dia para a noite. Existe um tempo ainda para que a natureza ‘entenda’ para que a atmosfera entenda que nós temos um aquecimento das águas, as ações do El Niño começam a ser sentidas a partir do mês que vem”.

Ainda de acordo com André Amorim, os meses de julho, agosto e setembro terão temperaturas mais elevadas e com umidade relativa do ar podendo atingir 10%, favorecendo as queimadas.

Inverno

Antes mesmo do início oficial do inverno, que aconteceu nesta quarta-feira, 21, os goianos já sentiram a chegada do frio com as temperaturas mais baixas em grande parte do estado.

De acordo com André, a tendência é que o tempo se mantenha da mesma forma nos próximos dias, com frio pela manhã e o sol aparecendo no restante do dia em todas as regiões do estado.

A previsão para esta sexta-feira aqui em Goiás, segundo o Cimehgo, é de predomínio do sol em todas as regiões do estado, mas com destaque para a região Sul, onde as temperaturas mínimas serão mais baixas pela manhã e com queda na umidade relativa do ar no período da tarde.

Em Goiânia a sexta-feira será com predominância de sol com a temperatura máxima podendo chegar aos 30 ºC e a umidade relativa do ar variando entre 23% e 85%.

Veja Também