Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Desaparecido em Aparecida no ano de 2005, menino Murilo Soares estaria hoje com 30 anos

Desde o último dia em que foi visto, a mãe Maria das Graças Soares Lucena luta para manter viva história do filho e para ter informações que a ajudem a encontrar seu paradeiro

Postado em: 04-07-2023 às 16h59
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Desaparecido em Aparecida no ano de 2005, menino Murilo Soares estaria hoje com 30 anos
Desde o último dia em que foi visto, a mãe Maria das Graças Soares Lucena luta para manter viva história do filho e para ter informações que a ajudem a encontrar seu paradeiro | Foto: Reprodução

O menino Murilo Soares Rodrigues, desaparecido em Aparecida de Goiânia em abril de 2005, completaria 30 anos no último domingo (2/7). Desde o último dia em que foi visto, a mãe Maria das Graças Soares Lucena luta para manter viva história do filho e para ter informações que a ajudem a encontrar seu paradeiro.

Em contato com o jornal O Hoje, Graça, como é conhecida, falou sobre os anos de angústia que tem vivido e as dificuldades para seguir em frente sem nem ao menos ter encontrados os restos mortais de Murilo.

“É uma angústia sem fim. Eu não vivo mais, eu vegeto. O velório, até hoje carrego ele, porque nunca o enterrei. Hoje vivo de tratamento com psicólogo e não consigo trabalhar”, disse à reportagem.

Continua após a publicidade

O desaparecimento

Murilo desapareceu em 24 de abril de 2005 enquanto voltava da casa do pai. Segundo Graça, o menino era levado de volta para a casa da mãe sendo acompanhado por um amigo da família, o servente de pedreiro Paulo Sérgio Pereira Rodrigues, de 21 anos.

No caminho, eles foram abordados pela Polícia Militar (PM) na Avenida Tapajós, na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. Esta foi a última vez que os dois foram vistos. O veículo foi localizado no Setor Alto do Vale, em Goiânia, carbonizado, sem o som e as rodas.

Oito militares ligados ao grupo de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) foram investigados e chegaram a ter prisões preventivas decretadas em um inquérito da Corregedoria da PM. Eles acabaram absolvidos pela Justiça de Goiás por falta de provas materiais.

Homenagem

Em junho de 2022, o Parque da Criança, no Setor Mansões Paraíso, foi oficialmente renomeado para se chamar ‘Parque da Criança Murilo Soares Rodrigues’ em homenagem ao garoto desaparecido. A iniciativa foi do vereador Willian Panda (PSB) como forma de não deixar a memória de Murilo cair no esquecimento.

Desaparecimentos em Goiás

Reportagem de O Hoje veiculada no dia 9 de junho mostrou que 3.571 pessoas permanecem desaparecidas em Goiás. Dados exclusivos obtidos pela reportagem mostram que cerca de 40% somem sem motivos aparentes, já outros 22% desaparecem devido ligações com a dependência química, 16% por problemas psiquiátricos, e os demais 15% devido a perda de contato voluntário com seus entes.

Vale destacar que 67% dos desaparecidos são homens, e 30% mulheres. Além disso, 57% são pessoas de etnia racial parda, e 28% brancos. Os adolescentes que possuem entre 12 e 17 anos ocupam o primeiro lugar de desaparecidos, sendo um total de 20%, e os jovens com 18 a 24 anos representam 15% das pessoas.

Leia também: Goiás é o 9º estado com mais pessoas desaparecidas no Brasil 

Veja Também