PF investiga desvio de verbas públicas destinadas à saúde em Aparecida, Senador Canedo e Goiânia

A ação visa obter provas de que ex-Secretário de Canedo teria desviado recursos públicos

Postado em: 06-07-2023 às 08h00
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: PF investiga desvio de verbas públicas destinadas à saúde em Aparecida, Senador Canedo e Goiânia
A ação visa obter provas de que ex-Secretário de Canedo teria desviado recursos públicos | Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira (6) a Operação Teste Rápido, que tem por objetivo combater desvio de recursos públicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três municípios goianos, sendo eles: Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo.

A coorporação conta com vinte e um políciais federais, expedidos pela 11ª Vara Federal Criminal da Justiça. A ação visa obter provas, além das já adquiridas pela inquérito policial para que comprove os indícios de que ex-Secretário Municipal de Saúde do Município de Senador Canedo teria desviado recursos públicos do SUS através de contratações irregulares, em conjunto com uma empresa específica para superfaturar valores de produtos por ela fornecidos, aproveitando-se da situação de emergência da pandemia de COVID-19.

“A empresa, que não atuava no ramo de fornecimento de produtos médicos, vinculada a pessoa próxima ao então Secretário de Saúde, foi contratada por meio de dois procedimentos de dispensa de licitação direcionados, por um valor global de aproximadamente R$ 1 milhão de reais”, conta em nota de esclarecimento da Polícia Federal.

Continua após a publicidade

A investigação também revelou a participação de outros agentes públicos municipais. As investigações iniciaram após pedido da Procuradoria Geral do Município de Senador Canedo, abarcando indícios de fraudes no que diz respeito à contratações emergenciais para a aquisição de materiais e serviços destinados ao enfrentamento da pandemia. Por envolver a aplicação de verbas federais, em especial recursos do SUS, houve a fixação da competência da Justiça Federal.

Leia também: Mulher é baleada pelo namorado após ele encontrar ex-companheiro em rede social

Veja Também