Saneago finaliza segunda etapa de interligação de nova adutora após 48 horas de trabalho

O trabalhado durou cerca de 48 horas ininterruptas, tendo sido iniciado na noite de sexta (7)

Postado em: 10-07-2023 às 07h51
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Saneago finaliza segunda etapa de interligação de nova adutora após 48 horas de trabalho
O trabalhado durou cerca de 48 horas ininterruptas, tendo sido iniciado na noite de sexta (7) | Imagem: Reprodução/Saneago

A Saneago finalizou na noite de domingo (9/7), por volta das 19h30, a segunda etapa de interligação de nova adutora do Linhão GYN-APA, canal responsável pelo abastecimento de água de mais de 100 setores de Goiânia e Aparecida.

O trabalhado durou cerca de 48 horas ininterruptas, tendo sido iniciado na noite de sexta (7). O abastecimento de água foi retomado logo após a finalização conferência da obra. Segundo a Saneago, o sistema encontra-se em fase de normalização gradual.

Normalização gradual

Em nota, a Saneago informa que as residências dos diversos bairros afetados terão o fornecimento de água reestabelecido em momentos diferentes, a depender da zona e altitude em que estão.

Continua após a publicidade

“É importante esclarecer que o abastecimento não é normalizado no instante em que o bombeamento é retomado. No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água, iniciando pelos reservatórios da zona baixa, posteriormente zona média e, por último, zona alta. Dessa forma, a normalização do fornecimento de água tratada, em grande parte dos bairros afetados, está prevista para ocorrer na segunda-feira (10)”, disse.

Leia também: Nova etapa da ampliação do Sistema João Leite pode deixar centenas de bairros sem água por dois dias

“Mesmo assim, quando o abastecimento for restabelecido nos imóveis, ainda é fundamental que a população colabore e faça o uso moderado da água. Essa medida é importante para contribuir com o abastecimento de todos, especialmente dos moradores das partes mais altas da cidade ou afastadas do local da manutenção, que levam mais tempo para ter o fornecimento totalmente restabelecido. Lembrando que isso também reduz o prazo para recuperação total do sistema”, finalizou a nota.

Linhão Gyn-Apa

A interligação da Adutora de Água Tratada Senac Leste-Celg faz parte do complexo de obras do 1º trecho do Linhão Gyn-Apa, que compreende investimentos de R$ 48 milhões, contemplando a construção de elevatória com capacidade de bombeamento de 3 mil litros por segundo, adutora de 1,2 metro de diâmetro e 1.600 metros de extensão. Sua conclusão vai duplicar a capacidade de bombeamento de água para bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, atendidos pelo Sistema João Leite.

Com informações da Saneago

Veja Também