Alarme falso de rompimento de barragem em Crixás assusta moradores

Mineradora informou que o acionamento do alarme foi indevido e que a barragem está segura

Postado em: 11-07-2023 às 18h07
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Alarme falso de rompimento de barragem em Crixás assusta moradores
Alarme falso de rompimento de barragem em Crixás deixa moradores assustados | Foto: Divulgação / Arquivo AngloGold Ashanti

Moradores saíram de casa às pressas após um alarme falso de rompimento na barragem Serra Grande na segunda-feira (10/7), em Crixás. A base da barragem fica a cerca de 1km da cidade e ao ouvir o alarme, os moradores correram para o ponto de encontro seguro.

Em entrevista ao portal G1, um morador, que preferiu não se identificar, contou que as pessoas se desesperaram pela situação. “Tiveram acidentes nas ruas por conta do desespero, teve gente passando mal no ponto de encontro, mas agora deu uma tranquilizada”, afirmou.

Em nota, a Mineradora AngloGold Ashanti disse que houve um “acionamento indevido” no sistema de comunicação de emergência e a barragem está segura.

Continua após a publicidade

No site da mineradora, há uma “Declaração de Condição de Estabilidade” da barragem, assinada em 29 de março de 2023. Segundo o documento, a última inspeção aconteceu em 17 de janeiro deste ano e a barragem é descria com 87 metros de altura e 1,12 km de comprimento.

O responsável pela última inspeção atestou que a barragem possui a estabilidade conforme as leis e resoluções vigentes. O documentou informou ainda que o dano potencial da barragem é alto, mas a categoria de risco é baixa.

Veja a nota da Mineradora AngloGold Ashanti na íntegra:

Informamos que, nesta segunda-feira, 10 de julho, próximo das 10h, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Serra Grande, localizada em Crixás (GO).

Lamentamos pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pedimos desculpas aos moradores de Crixás. Ressaltamos que a Barragem está segura e estável.

A empresa já entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.

Também estamos apurando os motivos do acionamento indevido. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso canal de relacionamento 0800 72 71 500.

Veja Também