Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Obras de melhoria no trânsito da capital gera transtornos

Programa 630 KM está recuperando malha asfáltica em diversos trechos de Goiânia, mas alguns motoristas reclamam da falta de sinalização e desvio

Postado em: 14-07-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras de melhoria no trânsito da capital gera transtornos
Segundo a Seinfra, a previsão é que a Leste-Oeste fique interditada até dezembro deste ano | Foto: Reprodução

Em diversas regiões da capital, obras da prefeitura de Goiânia estão em andamento. Só que duas delas tem gerado reclamações, sendo a reconstrução da Avenida Perimetral Norte, e a construção do viaduto da Avenida Leste Oeste com a Avenida Castelo Branco. Segundo os comerciantes e motoristas que passam pelas regiões, os desvios e a falta de sinalização dos avisos de obras têm atrapalhado a circulação na cidade.

Daniel Antunes Lima, 32, é motorista de aplicativo e diz que quando o navegador de localização o joga para um desses locais, logo busca rotas alternativas para evitar ficar preso em congestionamentos. “Está bem complicado aceitar corridas que nos obriga a pegar a Leste Oeste. Antes de chegar na altura da avenida anhanguera, já começam os desvios, que estão uma bagunça e com sinalizações que principalmente a noite ficam mais complicadas de enxergar”, conta.

Não diferentemente dele, a Lucia Lopes Santos, 44, também roda a cidade diariamente, levando passageiros de um canto a outro. Segunda ela, o horário de pico piora muito o tráfego pela Perimetral Norte, que é uma via de fluxo rápido. “Aqui tem muitos caminhões, vans, motos e carros. O relógio bate as 18h e aqui infelizmente vira um inferno. Sei que as obras são para a melhoria do nosso asfalto, mas quase toda a cidade está passando por esse transtorno de mudança e desvio”, argumenta a motorista de aplicativo. 

Continua após a publicidade

Em muitos dos locais, a sinalização está pintada no asfalto, e nem sempre os motoristas respeitam. No cruzamento rua José Dias com a avenida consolação, muitos motoristas desrespeitam as mudanças feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), estressando os condutores e atrapalhando o trânsito. Antônio Goncalves Motta, 58, é proprietário de uma oficina de lanternagem, que fica próximo a essa região, e diz que que raramente a fiscalização vai até o local aplicar as penalidades nos infratores. 

“Se você fica aqui o dia inteiro, tenho certeza de que conta mais de 50 infrações dos motoristas. A maioria desce a rua José Dias na contramão, fura o sinal, e até faz conversão proibida para acessar a avenida. E olha que as placas estão pregadas nos postes e no asfalto a tinta já sumiu um pouco, mas da para ver que o sentido foi alterado. Falta total de noção dos motoristas que se arriscam e ainda causam pequenos acidentes frequentemente”, exemplifica o comerciante.

Quem é pedestre também relata o tumulto do trânsito na hora de passar pela faixa. “De manhã e no fim da tarde fica uma fila enorme de veículos aqui na avenida consolação. O maior fluxo é quem sobe da leste oeste para acessar aqui”, conta a auxiliar administrativa, Priscila Oliveira. “Quase fui atropelada, porque o carro desceu a rua com o sinal fechado e por pouco não me acertou quanto atravessava na faixa. Fiscalização não tem”, argumenta Luiza Silva, que trabalha como balconista em uma padaria da região.  

O jornal OHoje procurou a SMM, e por meio de nota explicou que com o início das obras é natural que ocorram impactos na mobilidade na região, justamente por isso, a comunicação dos desvios foi antecipada e informada ao aplicativo Waze para que os condutores pudessem programar as novas rotas. Quanto a fiscalização, a pasta informaram que agentes estão diariamente no local com apoio viário. A SMM destaca ainda que, toda a sinalização (placas, faixas, cones) do trabalho a ser realizado deve ser feita pela empresa responsável pela execução da obra.

Interdição da Leste-Oeste

A Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Padre Wendel e a Rua José Dias, no Bairro Rodoviário e Esplanada dos Anicuns, está interditada desde o dia 04 de junho para a construção do Complexo Viário da Avenida Castelo Branco. O bloqueio da via é necessário para a perfuração do solo para a construção da fundação do viaduto. Em reportagem veiculada pelo OHoje, no dia 02/06/2023, o secretário executivo de Mobilidade, Ciro Meireles, é importante lembrar que a responsabilidade de sinalização do desvio é da concessionária que irá executar a obra.

“Nossa engenharia trabalhou no sentido de realizar desvios que amenizem ao máximo os impactos no trânsito, que são naturais em grandes obras, mas toda sinalização do trabalho a ser realizado deve ser feito pela empresa responsável. A SMM antecipa a comunicação para que os cidadãos possam se programar neste sentido. Esta construção é mais um importante investimento da gestão do prefeito Rogério na mobilidade da nossa cidade”, destacou Ciro Meireles.

Obra Perimetral Norte

Com investimento total de R$ 24,4 milhões, a via será revitalizada em toda a extensão, que abrange trecho de 11,72 quilômetros, desde a Praça dos Expedicionários, no Setor Santa Genoveva, até a GO-070, no Setor Cândida de Morais. “Aqui, vamos atender antiga reivindicação da população e, com muito trabalho, os problemas da cidade estão sendo resolvidos”, afirmou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, durante o início dos trabalhos.

A obra, que tem previsão de término em 150 dias, será executada em seis trechos nos dois sentidos da avenida, sendo o primeiro compreendido entre a Praça dos Expedicionários e a entrada do viaduto da GO-080. O projeto integra o Programa 630 KM, que teve início na gestão passada e será concluído pela atual gestão. “Não tratamos como obra desse ou daquele prefeito, mas sim uma intervenção que vai beneficiar a população de Goiânia”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.

Ao ser questionado sobre a segurança na via durante a realização dos trabalhos, o prefeito explicou que a Avenida Perimetral Norte, por ser uma via de intenso fluxo de veículos, será parcialmente interditada durante a execução dos serviços. “Todo trabalho será realizado em conjunto. No caso da segurança, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) está responsável pela sinalização e interdição parcial da avenida até a conclusão das obras”, pontuou.

O secretário executivo da SMM, Ciro Meireles, explicou, também durante a coletiva, que durante os próximos 150 dias, os 11,72 quilômetros da Avenida Perimetral Norte contarão com um trecho em pista reversa, o que poderá resultar em trânsito lento na região. “À medida que os trechos forem sendo finalizados, serão liberados para o tráfego, enquanto novos trechos serão interditados para a continuidade da obra”, acentuou, ao enumerar que a pasta colocará faixas elevadas para orientar os motoristas quanto aos desvios, além de instalar sistema semafórico na rotatória em frente ao Batalhão de Apoio às Operações Especiais do Exército Brasileiro, no Jardim Guanabara.

Já o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, ressaltou, ainda, a importância da reconstrução da Avenida Perimetral Norte, destacando os benefícios que trará aos usuários frequentes da via. Ele afirmou que “a conclusão desse trabalho é uma grande demanda da população de Goiânia, ao considerar o intenso tráfego registrado em todos os horários”. “Vai melhorar consideravelmente a qualidade de tráfego de quem passa por essa avenida, que funciona como uma espécie de anel viário”, relatou.

Veja Também