Prefeitura de Aparecida e OAB estudam possibilidade de ampliar atendimento do INSS

A comitiva da cidade justificou que, em média, para perícia médica, por exemplo, a fila de espera chega a ser de 200 dias.

Postado em: 14-07-2023 às 17h48
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Aparecida e OAB estudam possibilidade de ampliar atendimento do INSS
A comitiva da cidade justificou que, em média, para perícia médica, por exemplo, a fila de espera chega a ser de 200 dias. | Foto; Divulgação / Prefeitura de Aparecida

Os mais de 527 mil moradores da cidade de Aparecida de Goiânia, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contam atualmente com apenas uma agência de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O cidadão que precisa de algum serviço do órgão federal, dependendo do procedimento, espera até 200 dias para avaliação. Diante deste cenário, a Prefeitura de Aparecida e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Goiás e Subseção de Aparecida de Goiânia, trabalham em conjunto, visando ampliar o número de postos de atendimentos do INSS na cidade.

Nesta quarta-feira (12/7), o secretário municipal da Fazenda, Einstein Paniago, diretores da Seccional, conselheiros e o presidente da subseção da OAB em Aparecida, Sebastião Justo Neto, se reuniram com o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, através de articulação da deputada federal Flávia Moraes, e apresentaram propostas para ampliar o atendimento, para facilitar a vida dos cidadãos de Aparecida.

Continua após a publicidade

Também participaram dos encontros no Ministério da Previdência e no INSS a conselheira e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/GO, Marly Marçal da Silva; a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da subseção de Aparecida de Goiânia, Fernanda Pimenta Dourado.

A reabertura da Agência de Previdência Social (APS), no Setor dos Afonsos, foi apresentada ao ministro e aos técnicos do INSS. A comitiva da cidade justificou que, em média, para perícia médica, por exemplo, a fila de espera chega a ser de 200 dias.

Stefanutto, Presidente do INSS, se colocou à disposição para resolver o problema e ao final do encontro ficou acertado a elaboração de estudo orçamentários conjunto entre a Gerência Executiva do INSS, Prefeitura de Aparecida de Goiânia e OAB para verificar a possibilidade da reabertura da unidade.

Caso a reabertura do posto de atendimento do INSS, no Setor dos Afonsos, não aconteça a administração municipal se comprometeu a ceder alguns prédios públicos para serem realizados atendimentos gerais e também periciais médicas.

A única agência do INSS em funcionamento está localizada na Avenida Girassóis, no Setor Andrade Reis. Construída em terreno doado pela Prefeitura de Aparecida, a agência foi inaugura em dezembro de 2020.

Veja Também