GCM apreende cerca de mil pipas com linhas cortantes, em apenas 15 dias

No ano passado foram apreendidas cerca de 3,5 mil linhas irregulares.

Postado em: 19-07-2023 às 16h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: GCM apreende cerca de mil pipas com linhas cortantes, em apenas 15 dias
No ano passado foram apreendidas cerca de 3,5 mil linhas irregulares. | Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia, apresentou, nesta quarta-feira (19/7), um balanço parcial dos primeiros 15 dias da campanha “A vida por um fio”. Segundo a Lei 3.993/2017 é proibido empinar pipas usando qualquer tipo de material cortante. Na fiscalização realizada pela GCM, já foi apreendido cerca de mil carreteis de cerol e linha chilena irregulares. As regiões com mais apreensão foram o setor Colina Azul, Parque Trindade e região Central.

O objetivo da campanha é o de conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes, sobre o uso ilegal e perigosos de linhas cortantes, seja cerol ou linha chilena. No ano passado foram apreendidas cerca de 3,5 mil linhas irregulares. Durante o mês da ação, que se estende até agosto, as equipes da Guarda Civil intensificarão a fiscalização de rotina, percorrendo todos os bairros da cidade para alertar a população e coibir o comércio e uso de linhas cortantes na brincadeira de empinar pipa.

De acordo com a legislação que regulamenta a brincadeira de empinar pipa, em Aparecida de Goiânia, é proibido o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal.

Continua após a publicidade

A pessoa que comercializar esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada uma multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida.

Denúncias para a prática ilegal da atividade de empinar pipa com linhas cortantes podem ser registradas pelo telefone 153 ou via mensagem para o WhatsApp da Guarda Civil: 3545-5992.

Veja Também