Mais de 5,5 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas durante seis meses em 4 cidades goianas

O trabalho tem o intuito de garantir a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação.

Postado em: 20-07-2023 às 08h40
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 5,5 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas durante seis meses em 4 cidades goianas
O trabalho tem o intuito de garantir a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação | Foto: Secom

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), junto a parceiros, recolheram de 5.589 embalagens vazias de agrotóxicos nos municípios de Ceres, Itapuranga, Rianápolis e Santa Isabel. A ação itinerante ocorreu janeiro a junho deste ano.

De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o foco do programa é o produtor de pequeno porte que, devido à distância entre as propriedades rurais e as centrais de recolhimento, possui dificuldade de deslocamento para fazer a devolução de embalagens, procedimento obrigatório segundo a legislação.

O trabalho tem o intuito de garantir a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação. Um deles é a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias, além da perfuração do fundo dessas embalagens para inutilizá-las e evitar que sejam reaproveitadas.

Continua após a publicidade

As equipes da Agrodefesa orientam também sobre a necessidade de, até um ano após a compra, entregar as embalagens vazias na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de venda. No momento de devolução, o agricultor recebe um comprovante, que precisa ser guardado por mais um ano, caso haja fiscalização.

Novas ações estão previstas para o segundo semestre deste ano, também com a participação de parceiros. A programação está prevista para acontecer em Itapuranga e em Vila Propício, além de Santa Rosa, no dia 22 de agosto.

Leia também: Goiânia recolhe 36 toneladas de lixo durante Festa do Divino

Veja Também