Bombeiro goiano especialista em incêndios integra missão humanitária do governo federal ao Canadá

A delegação brasileira reunirá 104 especialistas em combate a incêndios florestais para atuarem nas áreas mais afetadas do país norte-americano.

Postado em: 21-07-2023 às 10h42
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Bombeiro goiano especialista em incêndios integra missão humanitária do governo federal ao Canadá
A delegação brasileira reunirá 104 especialistas em combate a incêndios florestais para atuarem nas áreas mais afetadas do país norte-americano | Foto: CBMGO

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) enviará o especialista em combate a incêndio florestal, Tenente Junio França, para compor a equipe brasileira na missão humanitária do Governo Federal de apoio ao combate dos incêndios florestais no Canadá.

A delegação brasileira reunirá 104 especialistas em combate a incêndios florestais para atuarem nas áreas mais afetadas do país norte-americano.

Leia também: Governo brasileiro envia ajuda humanitária para o Canadá

Continua após a publicidade

A missão humanitária será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável por articular a cooperação internacional brasileira em situações de emergência como esta. Além do CBMGO, participam dessa ação profissionais de renomados órgãos brasileiros, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Juntamente com esses órgãos, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também contribuirão com suas habilidades e experiências na missão, enriquecendo ainda mais a operação conjunta.

Além disso, a iniciativa conta com o apoio das Corporações de Bombeiros Militares dos Estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, que se unem em uma demonstração de cooperação e solidariedade entre as unidades federativas.

Nessa missão, diversos órgãos governamentais colaboram ativamente, como os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, cada um desempenhando seu papel para garantir o sucesso da operação. A cooperação também envolve o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e outras repartições federais e estaduais.

O embarque acontecerá nesta sexta-feira, 21 de julho, às 7h, na Base Aérea de Brasília.

Veja Também