Aparecida oferece 4 mil vagas para qualificação profissional gratuita

São mais de quatro mil vagas distribuídas em 14 cursos gratuitos para diversas áreas

Postado em: 22-07-2023 às 07h25
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida oferece 4 mil vagas para qualificação profissional gratuita
Inscrições podem ser feitas no site da secretaria de Trabalho, e seguem abertas até o dia 30 de julho Foto: Divulgação

A prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou nesta semana o Programa Qualifica Mais Aparecida, que oferece mais de quatro mil vagas em cursos de qualificação profissional em diversas áreas para moradores de Aparecida de Goiânia inicialmente. São mais de quatro mil vagas distribuídas em 14 cursos gratuitos para diversas áreas. As inscrições podem ser feitas no site da secretaria de Trabalho e seguem abertas até o dia 30 de julho. 

As primeiras turmas devem iniciar as aulas já no dia 1º de agosto. Além da qualificação da mão-de-obra, todos os cursos têm um núcleo básico sobre empreendedorismo. “O programa é direcionado, prioritariamente, para os trabalhadores residentes e domiciliados na cidade, mas é claro, que dependendo da formação de turmas, os cursos poderão ser direcionados a outros usuários de acordo com os convênios firmados pela Prefeitura com entes de naturezas federais, estaduais e municipais. Só hoje já alcançamos no lançamento, mais de 700 inscritos”, explicou o secretário Municipal de Trabalho, Jeferson Ferreira.

“Semanalmente nosso município disponibiliza vagas em diversas empresas, para diversas áreas e que, normalmente, não são preenchidas por falta de qualificação. Então, esse programa vem para ajudar nesse aspecto, e nada mais natural que nesse primeiro momento seja para o cidadão aparecidense. No entanto, isso não impede de ampliarmos para todas as cidades vizinhas. Hoje Aparecida possui milhares de CNPJs ativos e essas empresas precisam de mão de obra qualificada”, salientou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano.

Continua após a publicidade

“Convocamos a todos que precisam entrar ou retornar ao mercado de trabalho que façam os cursos. As aulas são presenciais e online justamente para facilitar a vida do cidadão. Venha, se qualifique e melhore a renda familiar”, finalizou ainda o prefeito Vilmar.

O ex- prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que também participou do lançamento, falou da importância do programa. “Aparecida deixou pra trás o título de cidade dormitório e hoje é universitária, industrial e geradora de empregos. São mais de 90 mil CNPJs ativos na cidade, que é fruto do trabalho de vários prefeitos. Isso significa qualidade de vida pra população! É por isso que eu vim no lançamento do programa, para estimular as pessoas a se qualificarem para o mercado de trabalho, atendendo a grande demanda que temos hoje”, pontuou.

Os cursos serão oferecidos de forma híbrida, sendo parte on-line e parte presencial. Para os alunos que não possuem computadores em residência, poderão realizar a parte on-line dos cursos nas instalações com infraestrutura computacional disponibilizada pela Prefeitura.

“Além da qualificação da mão-de-obra, todos os cursos têm um núcleo básico sobre empreendedorismo. Assim, poderemos ter novos empreendedores em nossa cidade “, enfatizou Jeferson Ferreira ao lado dos vereadores Camila Rosa e Vencerlino Amendoim, secretários municipais e empresários. 

As inscrições já podem ser feitas no site da secretaria de Trabalho, https://trabalho.aparecida.go.gov.br/cursos e seguem abertas até o dia 30 de julho. As primeiras turmas devem iniciar as aulas já no próximo semestre, dia 1º de agosto. O local das aulas presenciais será escolhido de acordo com a demanda de cada região.

Confira a carga horária de cada um dos cursos oferecidos:

Atendente/Recepcionista – 170h

Auxiliar administrativo – 166h

Auxiliar de limpeza – 172h

Auxiliar de produção – 140h

Cuidador de idoso – 138h

Designer de sobrancelha – 140h

Designer gráfico – 226h

Estoquista – 172h

Informática básica – 128h

Assistente de Logística – 166h

Operador de caixa – 164h

Padeiro/confeiteiro – 246h

Porteiro – 162h

Vendedor – 160h

Veja Também