Turismo cresce com o aumento da expectativa de vida da população

77% dos viajantes brasileiros com 60 anos ou mais dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre

Postado em: 24-07-2023 às 08h28
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Turismo cresce com o aumento da expectativa de vida da população
Uma pesquisa realizada pela empresa de turismo e-commerce de viagens Booking.com aponta que 77% dos viajantes brasileiros com 60 anos | Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela empresa de turismo e-commerce de viagens Booking.com aponta que 77% dos viajantes brasileiros com 60 anos ou mais dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo livre que terão com a aposentadoria, o que tem aumentado o turismo na terceira idade.

De acordo com a gestora de vendas e marketing da STAY, Vanessa Pires Morales, que também é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás (ABIH-GO), existem alguns pontos que colaboram com o aumento do turismo na melhor idade, como a melhor qualidade de vida dos turistas; hotéis e atrativos que oferecem experiências personalizáveis; o aumento da expectativa de vida que proporciona um crescimento também da busca pelo lazer e entretenimento entre as pessoas com 60 anos ou mais; a oferta de roteiros, programas e atrativos específicos para esse público.

Em 2021 a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer era, em média, de 77 anos, segundo as estatísticas publicadas no Diário Oficial da União pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado. Em 2020, esse número era de 76,8 anos e aumentou em 2 meses e 26 dias a expectativa de vida no país.

Continua após a publicidade

Com esse aumento da expectativa de vida populacional, cresce também a busca pelo lazer e entretenimento entre as pessoas com idades mais avançadas. Após anos de trabalho, de aposentar e juntar dinheiro, esse público busca conhecer vários lugares e aproveitar diferentes oportunidades. Os especialistas do setor definem a prática  de viajar e conhecer novos lugares depois de uma certa idade, como aquele destinado à melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo roteiros, programas e atrativos específicos para eles’. 

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2021, dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões possuíam 60 anos ou mais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2060, um quarto da população deverá ter mais de 65 anos. 

Esse crescimento do público gera disputa entre as empresas de turismo que oferecem pacotes com destinos diversos, como santuários ecológicos, cidades históricas e roteiros gastronômicos, além de roteiros internacionais, de acordo com  a gestora.

STAY

A STAY é uma empresa do segmento de hospitalidade que realiza gestão 360 e locação de empreendimentos do ramo por todo o País. “O turismo na melhor idade fomentado por agências pode alimentar o setor em períodos de baixa temporada, uma vez que o público 60+ pode viajar aproveitando os destinos com mais tranquilidade e sossego”, explica Vanessa Pires.

Segundo a empresária, o público da melhor idade busca na maioria das vezes em uma viagem alguns aspectos específicos como fazer novos amigos, segurança e acessibilidade, além de ter novas experiências, tanto culturais quanto gastronômicas. “É um público com necessidades diferentes da maioria dos turistas. São pessoas que, em alguns casos, esperaram a vida inteira para conhecer determinado local. Então a viagem precisa ser segura e inesquecível”, explica.

Ela diz ainda que, como em sua grande maioria, o público da melhor idade busca em uma viagem segurança e acessibilidade, os quartos precisam estar adaptados para recebê-los. “Precisamos atender este turista 60+ de uma forma bem especial, facilitando sua estadia e proporcionando momentos memoráveis, de descanso e até para movimentar o corpo como hidroginástica, jogos de tabuleiro, baralho, dança, festas temáticas, bingos, atividades ao ar livre”, detalha a gestora.

Adaptação do mercado

Muitos destinos turísticos têm buscado se adequar a esse perfil de turista, que para muitos, chega como uma novidade. A cidade de Pirenópolis (GO) por exemplo, tem se destacado com uma cidade que acolhe todo tipo de turista, principalmente os idosos. O município pacato é repleto de opções de lazer e ‘abraça’ o público na melhor idade com suas hospedagens aconchegantes e charmosas, além de respirar história em cada esquina.

“Atender o turista 60+ significa receber um público especial com maiores particularidades e exigências e que não se importa em pagar pela experiência, podendo alimentar o setor em períodos de baixa temporada por terem disponibilidade maior de datas para viagens”, enfatiza a empresária.

Um exemplo de hospedagem  para quem busca uma acomodação mais intimista e aconchegante é a STAY Piri Pousada Hotel. “Geralmente em dias de semana, períodos em que a pousada está menos movimentada, são os dias que mais recebemos idosos que buscam um local para sossego e calmaria”, relata Vanessa. Para a empresária, não basta que as empresas de hospedagens ofereçam diárias pensadas no público da melhor idade, mas é primordial oferecer roteiros acessíveis para esse público, quartos adaptados para quem tem mobilidade reduzida, refeições com opções de alimentos para quem tem algum tipo de restrição alimentar e muito mais.

“É preciso atender a esse turista 60+ de maneira abrangente, facilitando sua estadia o máximo possível” orienta. As viagens podem ser curtas ou longas, o que conta é o destino. “A importância em desenvolver atividades para este público poder prolongar e aproveitar mais sua estadia, como hidroginástica, jogos de tabuleiro, baralho, dança, festas temáticas, bingos, atividades ao ar livre, é o diferencial que muitos desses viajantes na melhor idade buscam e não encontram e roteiros convencionais”, compara Vanessa.

Veja Também