Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Estudantes goianos vencem mundial de robótica na Alemanha

Os 14 alunos de uma escola bilíngue em Goiânia retornaram para casa com 10 medalhas

Postado em: 26-07-2023 às 16h52
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes goianos vencem mundial de robótica na Alemanha
Os 14 alunos da escola Maple Bear Goiânia retornaram para casa com 10 prêmios | Foto: Divulgação / Maple Bear

Estudantes da escola bilíngue Maple Bear Goiânia conquistaram o primeiro lugar em várias categorias durante o Campeonato Mundial de Robótica RoboWorld Cup 2023, realizado em Wolfenbüttel, na Alemanha. Os estudantes, com idades entre 13 e 14 anos, compunham três equipes, incluindo uma equipe exclusivamente feminina.

Ao todo, os representantes de Goiás trouxeram 10 premiações, sendo cinco de primeiros colocados, quatro em segundo e um na terceira posição. Os adolescentes retornaram para Goiânia na última terça-feira (25/7).

O campeonato aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho. Este é um evento internacional que atrai estudantes de todo o mundo e proporciona a oportunidade de competir em diversas áreas da robótica.

Continua após a publicidade

“A robótica consegue englobar, tudo isso, que é do olhar do educador de envolver o aluno através daquilo que é do olhar dele, que é o lúdico, a brincadeira”, diz Sabrina de Oliveira, diretora geral da Maple Bear Goiânia. “Nós vemos como responsabilidade da educação desenvolver nos alunos essa capacidade de trabalho em equipe, resolução de problema, resiliência, além do domínio de novas tecnologias, de ser não apenas como alguém que usa, mas como aquele que cria”, complementa a diretora.

Durante o mundial de robótica, a equipe goiana obteve resultados impressionantes e conquistou o primeiro lugar em várias provas. Um desses desafios foi a “Missão Impossível United”, onde o objetivo era unir equipes de nacionalidades e culturas diferentes para construir um robô capaz de levantar, o mais rápido possível, uma estrutura plástica pesada e resistente.

Além disso, eles também foram bem-sucedidos na prova “Cliff Hanger Missão 4”, na qual o robô tinha que percorrer a arena, identificar e transportar duas garrafas de refrigerante para o centro utilizando sensores. A equipe goiana conseguiu completar essa missão em apenas 32 segundos, garantindo um resultado excelente, inclusive superando a categoria U19, destinada a competidores de 15 a 19 anos. Vale destacar que, assim como no desafio anterior, a equipe goiana de meninas foi a vencedora.

Outro desafio no qual os goianos tiveram sucesso foi a “Missão Impossível Hardware U14”. Nesta prova, a equipe tinha que projetar um robô capaz de ultrapassar o maior abismo possível. Eles conseguiram superar a maior distância, de 19 centímetros, garantindo mais um primeiro lugar para a equipe goiana.

Bicampeonato

Os estudantes do ensino fundamental da Escola Canadense Maple Bear Goiânia já haviam recebido prêmios na RoboWorld Cup em ocasiões anteriores. Em 2022, os alunos também conseguiram trazer três premiações inéditas para o estado, com uma vitória de 1º lugar, outra em segundo lugar e outra em quinto.

Além dos estudantes de Goiás, o campeonato contou com a participação de alunos de instituições públicas e privadas dos estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que também estiveram presentes na etapa nacional realizada no ano anterior.

Veja Também