Jovens possuem dificuldade com senso de urgência, mostra levantamento

Habilidade de comunicação foi a mencionada como a de maior destaque

Postado em: 27-07-2023 às 10h07
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovens possuem dificuldade com senso de urgência, mostra levantamento
Habilidade de comunicação foi a mencionada como a de maior destaque | Foto: Adobe Stock

Em um mundo globalizado, as habilidades de jovens estagiários, aprendizes e efetivos precisam de constante atualização. Nesse sentido, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou um levantamento em seu site, com a participação de 26.433 jovens, de 15 a 29 anos, perguntando: “qual dessas competências você se destaca?”. Como resultado, foram analisados muitos votos para “comunicação” e poucos para “senso de urgência”. 

Comunicação é o ponto forte dos jovens 

Com 38,8% (10.263 votantes), a facilidade em falar com as pessoas desponta como a primeira do ranking. “A comunicação é muito importante no ambiente de trabalho, porque engloba a capacidade de ouvir, processar, compreender e apresentar mensagens de maneira clara, como também de argumentar com coerência”, ressaltou Alyne Soares Pimentel, analista de recrutamento e seleção do Nube. 

Para quem não se identifica com essa resposta, existem algumas recomendações a fim de aprimorar o seu diálogo com outrem. “Essa aptidão pode ser melhorada com o hábito da leitura. Muitas pessoas possuem dificuldade de se expressar. Nesse caso, um bom exercício é transcrever em um papel e treinar a fala em frente a um espelho ou fazer uma gravação e depois assisti-la”, acrescentou.

Continua após a publicidade

O foco no resultado

Já para 24,5% dos respondentes (6.484), o foco no resultado é o principal destaque, pois valoriza muito a conquista de objetivos de curto e médio prazo. Segundo Alyne, é fundamental investir nesse ponto. “Engloba a capacidade de definir estratégias, metas e ações para atingir os resultados esperados. Isso tudo com organização de informações dentro dos prazos e padrões preestabelecidos”, afirmou. 

Com base nisso, é um know-how imprescindível para o sucesso, não somente da corporação, mas também da vida pessoal do colaborador. Desse modo, ao traçar um escopo e correr atrás para realizá-lo, é possível alcançar sonhos e aprimorar a performance como um todo.

Leia também: Jovens devem ser ouvidos sobre soluções para os nem-nem

A inovação e resiliência

Em terceiro lugar e com 17,9%, ou 4.737 das respostas, está a inovação. De acordo com os entrevistados, sempre procuram uma melhoria constante e possibilidades de mudança. Por isso, se identificam tanto. “Essa é a principal capacidade de criar algo novo ou fazer ajustes para aprimorar procedimentos”, contextualizou Alyne. 

Com as constantes transformações digitais, esse aspecto se tornou ainda mais valorizado. Afinal, quem está em aprendizagem contínua consegue dominar as novas tendências e propor soluções ainda não pensadas, auxiliando na evolução da companhia, do time e, também, do próprio indivíduo. Inclusive, isso é vital para 9,79% (2.587), pois salientam a resiliência como seu ponto forte. Afinal, conseguem enfrentar as barreiras do mercado sem desistir. 

O senso de urgência como menos dominante

Por fim, com apenas 8,9%, o senso de urgência se mostra como a competência menos votada. Do número total, 2.362 confirmaram essa opção, pois sabem identificar as prioridades e tomar atitudes com agilidade.

“Ele é crucial no espaço laboral, porque é a capacidade de trabalhar com uma grande demanda de forma organizada, atendendo ao cronograma estipulado e agindo rapidamente, algo muito necessário para os objetivos serem atingidos dentro do período estabelecido”, comentou Alyne. 

Desse modo, essa aptidão é muito procurada entre as empresas, pois se trata de reconhecer os pontos mais indispensáveis e focar na resolução dessas pendências primeiro. “É uma habilidade mais analítica, exigindo uma tomada de decisão veloz. Por sua vez, pode ser desenvolvida com o hábito de estabelecer preferências de entrega em frente a um grande dever”, recomendou. Para muitos, esse âmbito está associado à flexibilidade, pois quem se destaca nesse item, costuma lidar melhor com as adversidades. 

Veja Também