Laudo aponta que a montagem inadequada causou o acidente durante Festival Rap Mix, em Goiânia

Segundo a polícia técnico-científica a montagem da estrutura foi feita de forma precária e não cumpriu com os parâmetros corretos

Postado em: 28-07-2023 às 08h00
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Laudo aponta que a montagem inadequada causou o acidente durante Festival Rap Mix, em Goiânia
Até o momento, 60 vítimas foram ouvidas e mais 10 ainda vão prestar depoimento | Foto: PCGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) afirmou, nesta quinta-feira (27), que o acidente durante o Festival Rap Mix, em Goiânia, que deixou ao menos 40 pessoas feridas, com o desabamento de uma rampa, aconteceu devido à montagem inadequada da estrutura.

A declaração foi feita pela manhã durante uma coletiva de imprensa e segundo o delegado responsável pelo caso, Thiago Martiniano, o laudo da polícia técnico científica mostrou que apesar de a suspeita inicial da corporação, de que a superlotação na área tenha cooperado para a queda, o resultado de um laudo pericial revelou que o excedente de pessoas no local não contribuiu para o incidente, uma vez que o espaço foi feito para ser uma possível saída de emergência.

Segundo a apuração policial, a montagem da estrutura foi feita de forma precária e não cumpriu com os parâmetros corretos – como a construção da estrutura na vertical e não na horizontal – e incluiu amarrações feitas de arames. Desse modo, houve um deslocamento de sobrepeso para determinada área, maior que o previsto, segundo Thiago Martiniano.

Continua após a publicidade

Além disso, o delegado destacou que a estrutura recebeu o aval de dois profissionais ligados às áreas de engenharia e arquitetura e ambos já foram identificados e poderão ser responsabilizados pelo acidente.

Nesse primeiro momento, o caso está sendo tratado pela polícia como culposo, quando não há intenção. No entanto, à medida que as investigações avançam, pode passar para culposo, caso seja comprovado que foram assumidos os riscos claros durante a montagem.

A partir de agora, a corporação vai apurar mais detalhes do caso, a fim de apurar as demais responsabilidades de cada envolvido, ouvindo mais depoimentos dos organizadores do evento e demais funcionários. Até o momento, 60 vítimas foram ouvidas e mais 10 ainda vão prestar depoimento.

Relembre o caso

O acidente aconteceu no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia (9) deste mês, durante o Festival Rap Mix. Na ocasião, a rampa que dava acesso ao front stage desabou e deixou ao menos 25 pessoas feridas, causando pânico entre os participantes do evento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), a maioria dos atendidos tiveram escoriações, e 11 pessoas apresentaram ferimentos mais graves, como fraturas expostas e traumatismo cranioencefálico. As vítimas foram levadas pelos Bombeiros a hospitais da capital, como o Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia (Heapa), Hospital Ortopédico de Goiânia, Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e ao Hospital de Acidentados.

Na ocasião, a Polícia Civil informou que equipe do 8º DP estava em diligências preliminares para apuração do fato e aguardava as vítimas comparecerem na delegacia para representar criminalmente o fato.

Em nota, a organização do Rap Mix informou que a estrutura montada para o evento possuía o devido alvará. “Ressaltamos que toda a estrutura montada para o festival continha alvará. Os organizadores estão investigando as razões do incidente da rampa, e estão identificando as vítimas para prestar apoio e atendimento necessários”, afirma um trecho do texto.

Sobre o Rap Mix 2023

O Rap Mix Festival 2023 é um evento que promete revolucionar o cenário musical brasileiro, sob o lema “O Verso encanta, a atitude atrai e a música une”, o festival chegou à capital do estado de Goiás.

O evento é realizado pela Audiomix e a GR6 e Goiânia foi a primeira cidade definida para receber o festival. A ideia é fazer com que a capital seja uma espécie de piloto para futuras edições do festival em outras cidades.

O line-up do festival contava com nomes como Racionais MC’s, Filipe Ret, Hungria, Ryan SP, Poze do Rodo, Kayblack, Orochi, Mc Hariel, Caverinha, Teto, Don Juan, Veigh, Realbege, L7nnon, Tribo da Periferia, Vulgo FK e TZ da Coronel.

De acordo com os organizadores, a intenção do evento é proporcionar uma experiência transformadora, promovendo a união por meio da música e trazendo à tona questões sociais importantes, bem como celebrar e valorizar a cultura hip-hop, junto com artistas consagrados.

Veja Também