Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Tenente dos Bombeiros explica como evitar e como escapar de incêndio

O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás alerta que a prevenção é a melhor proteção e que as unidades devem ser acionados ao menor sinal de fogo através do 193

Postado em: 29-07-2023 às 09h00
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Tenente dos Bombeiros explica como evitar e como escapar de incêndio
O procedimento correto é sempre chamar o Corpo de Bombeiros a qualquer sinal de incêndio | Foto: Divulgação/CBMGO

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. O fogo pode tomar grandes proporções e acarretar em graves acidentes, colocando a vida de pessoas e animais em risco. Se o início de um incêndio for evitado ou controlado com segurança por pessoas devidamente instruídas, pode evitar uma tragédia. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) orienta sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar incêndios ou como tomar as devidas providências caso ocorra um.

Há poucos dias, um caminhão cegonha carregado de veículos pegou fogo em frente a uma concessionária, localizada na Avenida Rio Verde, no Setor dos Afonsos. Oito viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no local para combater as chamas. Foram utilizados aproximadamente 25 mil litros de água, das viaturas e do sistema preventivo fixo da Tecar. Segundo os bombeiros, o incêndio foi controlado por volta das 8h50 e não houve informações de feridos. O motorista informou que estava retirando os veículos do caminhão quando começou o incêndio. 

De acordo com a tenente do 8° Batalhão da CBMGO, Vanessa Furquim, quando o assunto é segurança e evitar acidentes, a prevenção de incêndios deve ser uma das medidas prioritárias. “Não houve vítimas feridas nesse evento, mas a probabilidade é muito alta e prevenir acontecimentos como esse é extremamente importante. Caso o fogo se propagasse mais, poderia atingir prédios e construções vizinhas, acarretando em possíveis desabamentos. Sem falar na fumaça que se alastraria ainda mais, sufocando muitas pessoas que estavam no local”, afirmou ela para a reportagem do jornal O Hoje. 

Continua após a publicidade

Prevenção

Esse caso é apenas um dentre inúmeros que já aconteceram na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Tenente Vanessa Furquim, a prevenção é a melhor proteção. “Acabando de fumar, apague completamente o cigarro e não atire pontas de cigarro a esmo. Lembre-se que na época da seca o mato se queima com facilidade. Acima de tudo, respeite as proibições de fumar e acender fósforos em locais sinalizados, principalmente os públicos e fechados”, adverte.

Vanessa alerta que é primordial seguir cuidados dentro da própria casa. “Não esqueça panelas no fogo e nunca coloque cortinas próximas ao fogão. Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados. Ao utilizar materiais inflamáveis, faça-o em quantidade mínima, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem original. Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis ou explosivos. Coloque os materiais de limpeza em recipientes próprios e identificados”, orienta. 

A tenente ressalta sobre os cuidados em relação a serviços domésticos. “Não utilize chama ou aparelho de solda perto de materiais inflamáveis. Mantenha desobstruídas as áreas de escape e não deixe, mesmo que provisoriamente, materiais nas escadas e nos corredores. Não deixe os equipamentos elétricos ligados após sua utilização. Não cubra fios elétricos com o tapete. Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso”, informa Vanessa Furquim. 

Prudência

Caso um incêndio tenha início, não entre em pânico. “O pânico costuma aumentar o número de vítimas em ocorrências de incêndio”, alerta a tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Segundo a especialista, pessoas sem o devido treinamento podem se machucar ao tentar realizar uma extinção de incêndio. “O procedimento correto é sempre chamar o Corpo de Bombeiros a qualquer sinal de incêndio. Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas dos Bombeiros, facilite a passagem”, destaca.

A tenente também explicou ao O Hoje que algumas ações podem dificultar o trabalho dos bombeiros. “Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas. Evite arrombar janelas e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombeiros. A penetração do ar irá aumentar as chamas”, afirmou. Após o Corpo de Bombeiros ser acionado, é fundamental se proteger.

“Proteja seu corpo, isto é, nunca tire a roupa. Ao contrário, acrescente outras peças umedecidas, se possível. Improvise um filtro protegendo o nariz e a boca. Dirija-se à saída de emergência, indo sempre junto às paredes. Desça sempre, isto é, ao chegar à saída de emergência, procure descer até o andar térreo. Caso trabalhe ou more em prédios, nunca use os elevadores, utilize sempre as escadas. E, principalmente, tenha calma. Ande, não corra”, reforça Vanessa Furquim. 

A tenente pede para que, nessas situações, as pessoas não dêem chance ao fogo. “Isto é, tendo conseguido escapar, não retorne ao local enquanto o mesmo não estiver controlado”, advertiu. Segundo Vanessa, no ambiente de trabalho, é fundamental que todos os trabalhadores passem por simulações de incêndios. “Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas, para efetuar essa operação é necessária a existência de equipamentos destinados a combater incêndios”, informou. 

De acordo com a tenente, a prudência é um fator primordial no combate aos incêndios. “Toda instalação predial deve funcionar conforme as condições de segurança estabelecidas por lei, que vão desde a obrigatoriedade de extintores de incêndio, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos (sprinklers) e escadas com corrimão. O mais utilizado no combate a incêndios é o extintor, que deve ser submetido a manutenção pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto”, explicou.

193

A tenente Vanessa Furquim afirmou que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás é dedicado em salvar. Por isso, em qualquer sinal de um início de incêndio, entre em contato através do telefone de emergência 193.

Veja Também