AMMA orienta população sobre a necessidade de Cadastro Técnico Ambiental

O Cadastro Técnico Ambiental possibilita ao poder público mensurar para onde os resíduos são destinados e de que forma, mediante a legislação

Postado em: 30-07-2023 às 08h58
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: AMMA orienta população sobre a necessidade de Cadastro Técnico Ambiental
O Cadastro Técnico Ambiental possibilita ao poder público mensurar para onde os resíduos são destinados e de que forma, mediante a legislação. | Foto: Divulgação

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), orienta a população goiana sobre a responsabilidade de grandes geradores de resíduos realizarem a destinação correta das suas produções.

As empresas que atua no ramo devem realizar o seu Cadastro Técnico Ambiental na Amma. Nos últimos dois anos, a Amma aplicou 1.516 autuações por descarte irregular de resíduos. De janeiro a junho deste ano já foram aplicadas 284 autuações. A capital possui 2.492 GGRS notificados pela Amma, em parceria com a Companhia Municipal de Urbanização (Comurg).

Na prática, o Cadastro Técnico Ambiental possibilita ao poder público mensurar para onde os resíduos são destinados e de que forma, mediante a legislação. Apesar de recente, a legislação que dispõe sobre os grandes geradores de resíduos tem colaborado para o tratamento correto dos resíduos na capital.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), orienta a população sobre a responsabilidade de grandes geradores de resíduos realizarem a destinação correta das suas produções.

Essas empresas devem realizar o seu Cadastro Técnico Ambiental na Amma. Apenas em 2021 e 2022, a Amma aplicou 1.516 autuações por descarte irregular de resíduos. De janeiro a junho deste ano foram aplicadas 284 autuações. A capital possui 2.492 GGRS notificados pela Amma, em parceria com a Companhia Municipal de Urbanização (Comurg).

“Os grandes geradores devem contratar empresas habilitadas para fazer a gestão dos resíduos sólidos, caso elas mesmo não garantam o tratamento adequado, e dar a destinação correta. Devem, portanto, fazer a separação do resíduo reciclável do orgânico, encaminhando apenas o orgânico ao aterro sanitário”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Na prática, o Cadastro Técnico Ambiental possibilita ao poder público mensurar para onde os resíduos são destinados e de que forma, mediante a legislação vigente. Apesar de recente, apenas nove anos, a legislação que dispõe sobre os grandes geradores tem colaborado para o tratamento correto dos resíduos na capital.

A Amma realiza a notificação, o Cadastro Técnico Ambiental e a fiscalização de todos os Grandes Geradores de Resíduos Sólidos Urbanos e Prestadores de Serviço de Coleta que atuam no município de Goiânia. O Cadastro Técnico Ambiental pode ser realizado de forma virtual a partir do site da Prefeitura de Goiânia.

Veja Também