Obras da UPA do Jardim América seguem atrasadas

Prefeitura garante que obras na unidade estão em fase de acabamento

Postado em: 20-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras da UPA do Jardim América seguem atrasadas
Prefeitura garante que obras na unidade estão em fase de acabamento

Fernanda Martins*

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América caminham a passos lentos. Em setembro do ano passado foram anunciadas que as obras para melhoramento da Unidade teriam início ainda em outubro de 2017. O prazo inicial previsto para o término da reforma, que era de seis meses, foi ultrapassado. Com a previsão de término para abril deste ano, a prefeitura anunciou que 60% das obras estão concluídas. A nova previsão é para o fim deste ano. 

Continua após a publicidade

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, o atraso no tempo previsto se deu devido à necessidade de adequações no projeto original de engenharia. Conforme informado pela Secretaria, o investimento total para transformar o antigo Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Jardim América em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será mais de R$ 3 milhões.

A unidade de saúde tinha a estrutura danificada, com fiações expostas, janelas e bancos quebrados, infiltrações, e o toldo que cobria a entrada estava estragado. Diante da situação precária, a reforma para atender os pacientes era necessária. Toda a estrutura foi demolida para a construção de uma nova.

A estrutura física e de pessoal foi transferida para o Ciams Novo Horizonte em outubro de 2017, que fica a 5,7 quilômetros da unidade do Jardim América. A urgência 24 horas do Ciams Novo Horizonte estava fechada desde 2013 e foi reaberta para absorver os serviços prestados pelo Jardim América durante o período de construção da nova UPA. 

Abaixo assinado

Quando anunciadas as obras de reforma, os pacientes do Ciams Jardim América fizeram um abaixo assinado solicitando que a unidade não fosse totalmente fechada, e que as reformas ocorressem por etapas, para que as pessoas que buscassem atendimento não fossem prejudicadas. 

Os pacientes temiam que houvesse demora no tempo de entrega das obras, assim como aconteceu no Ciams do Urias Magalhães, que esteve fechado por mais de quatro anos para obras de reforma, e foi reaberto em fevereiro deste ano. No entanto, a unidade foi totalmente demolida. 

A transformação do Ciams em UPA possibilita que haja atendimento na unidade 24 horas por dia, sete dias por semana, além da possibilidade de solucionar 97% das urgências e emergências no local, como pressão e febre alta, fraturas e cortes, infarto e derrame, o que faz com que as demandas nos prontos-socorros dos hospitais diminuam.

O prédio que está sendo construído irá oferecer sete consultórios odontológicos, recepção para urgência, consultórios para exames indiferenciados, sala de raio-x, observação infantil,  sala de urgência, posto de enfermagem, área para embarque e desembarque de ambulâncias, posto policial, dentre muitos outros.

Goiânia tem atualmente duas unidades de Unidade de Pronto Atendimento, as UPAs Itaipu e a Noroeste. A do Jardim América será a terceira. (Fernanda Martins é estagiária do O Hoje)  

Veja Também