Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Hospitais estaduais de Goiás realizam mais de 71,1 mil cirurgias eletivas desde 2021

Número representa uma média mensal de 5 mil procedimentos

Postado em: 01-08-2023 às 08h15
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospitais estaduais de Goiás realizam mais de 71,1 mil cirurgias eletivas desde 2021
Número representa uma média mensal de 5 mil procedimentos (Foto: Marco Monteiro/Governo de Goiás)

Levantamento do governo de Goiás revela a realização de 71.109 procedimentos cirúrgicos eletivo desde 2021, após a pandemia da Covid-19 e a liberação das cirurgias eletivas. O número representa uma média mensal de 5 mil processos.

Ainda conforme apurado, foram mais de 30 mil somente em 2023. A fila de espera de cirurgias eletivas no Estado, atualmente, é 14.456.

O governo afirma que a ampliação da rede possibilidade a realização de mais cirurgias. Ele cita que, em 2020, os hospitais de Luziânia, Formosa, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Jataí foram estadualizados. Além disso, outros dois novos hospitais foram entregues: o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu; e o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.

Continua após a publicidade

Goiás também conquistou a segunda posição entre as unidades federativas no Programa de Redução de Filas (PNRF), realizado pelo governo federal, com 2.750 cirurgias realizadas entre março e abril deste ano. “A partir da adesão de 67 hospitais privados e municipais para a execução do projeto, está ocorrendo de fato a ampliação do acesso a procedimentos eletivos, que agora conta com tais parceiros, além de toda rede estadual”, explica o secretário Sérgio Vencio.

No total, foram R$ 20 milhões do Ministério da Saúde para eletivas aos municípios que realizaram os procedimentos em Goiás. Da mesma forma, o governo estadual aportou mais R$ 20 milhões em contrapartida.

Veja Também