Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Prefeitura planeja revitalização do centro de Goiânia e Bosque dos Buritis pode se tornar um Central Park

O projeto está programado para iniciar em outubro, mês de aniversário da cidade

Postado em: 02-08-2023 às 10h02
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura planeja revitalização do centro de Goiânia e Bosque dos Buritis pode se tornar um Central Park
O projeto está programado para iniciar em outubro, mês de aniversário da cidade | Foto: Divulgação

Após muito esperada pelos moradores de Goiânia, a prefeitura planeja uma reocupação e revitalização do centro da cidade. A revitalização acontece através do Grupo GT Fomento, liderado pelo secretário de Finanças (Sefin), Vinicius Henrique Alves. Entre as propostas está a transformação do Bosque dos Buritis em algo semelhante ao famoso Central Park de Nova York (EUA). O projeto está programado para iniciar em outubro, mês de aniversário da cidade.

Dentre as diversas iniciativas, destacam-se os incentivos fiscais para a implantação de faculdades, que provaram isenções de impostos por um período de 5 a 10 anos. Além disso, comércios e residências que revitalizarem suas fachadas para expor a Art Decor também serão beneficiados por essa medida, que será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Sefin informou que todas as calçadas ocupadas por comércio ambulante serão desocupadas e liberadas para os pedestres, e algumas delas, com importância histórica, serão restauradas. O foco principal é a requalificação urbanística do centro.

Recentemente, um grupo de arquitetos se reuniu para apresentar soluções para diversas áreas da região central, incluindo a possibilidade de transformar algumas vias em espaços exclusivos para pedestres. O projeto urbanístico entregue pela equipe considerou uma série de fatores, como infraestrutura e serviços, regime urbanístico e legislação, mobilidade urbana, desenvolvimento, cultura, esporte, segurança e fiscalização.

Continua após a publicidade

No que diz respeito aos incentivos fiscais, o novo Código Tributário inclui dispositivos que contribuem para revitalizar o Centro e oferecer novas isenções fiscais. Segundo Alves, a Prefeitura de Goiânia tem a intenção de implementar um amplo programa de benefícios fiscais, abrangendo IPTU, ITBI e ISS, para incentivar a moradia, atividades comerciais, prestação de serviços, cultura, esporte, lazer e turismo.

Em nota, a Sefin informou que o programa ainda não foi apresentado a população e que tem diálogo aberto.

Leia a nota:

NOTA-SEFIN

Em atenção às solicitações deste veículo de comunicação, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), informa o que se segue:

– As propostas que compõem o programa de requalificação do Centro de Goiânia ainda não foram apresentadas oficialmente para a sociedade.

– Válido salientar que o Grupo de Trabalho Fomento Econômico (GT Fomento) tem aberto diálogo com diversos setores para a análise de necessidades e possíveis soluções para as demandas.

– Foi entregue a Secretaria de Finanças o projeto inicial do programa requalificação que observou diversos fatores como: infraestrutura e serviços; regime urbanístico e Legislação; mobilidade urbana; desenvolvimento, cultura e esporte; segurança e fiscalização.

– A apresentação das propostas foi feita por um grupo de arquitetos que mostrou as soluções urbanísticas planejadas para uma série de ações em diversas áreas, entre elas a transformação de algumas vias em áreas de pedestres.

– O projeto voltado para o Bosque dos Buritis está em fase final de contratação e inicial de diagnóstico técnico sobre a área e suas especificidades.

Secretaria Municipal de Finanças – Prefeitura de Goiânia

Leia também: Goiás registra o dobro de afogamentos no período de férias deste ano

Veja Também