Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Goiás aprova política de conscientização sobre o uso seguro da internet para jovens

Projeto de lei busca alertar estudantes e pais sobre os riscos cibernéticos e promover navegação segura nas escolas públicas e privadas do estado

Postado em: 02-08-2023 às 19h43
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás aprova política de conscientização sobre o uso seguro da internet para jovens
Alego aprovou projeto que institui a Política Estadual de Conscientização sobre o uso da Internet nas redes de ensino pública e privada do Estado | Foto: Divulgação / iStock

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação o projeto de lei nº 2487/19, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que institui a Política Estadual de Conscientização sobre o uso da Internet nas redes de ensino pública e privada do Estado. A medida tem como objetivo promover a vigilância e os cuidados dos acessos a conteúdos por crianças e adolescentes, visando a prevenção de crimes cibernéticos.

O projeto busca conscientizar tanto as crianças e adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental e médio quanto seus pais ou responsáveis sobre o uso saudável da internet, os riscos envolvidos em sua utilização e as medidas a serem adotadas caso seja identificada alguma forma de uso indevido da internet.

De acordo com o Sebba, a aprovação do projeto é de extrema importância, pois alerta os pais e responsáveis sobre a necessidade de estarem preparados e vigilantes.

Continua após a publicidade

“A aprovação deste projeto é de extrema importância, pois conscientiza tanto crianças quanto adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, assim como os respectivos pais ou responsáveis, acerca do uso saudável da internet, dos riscos envolvidos na sua utilização e das medidas a serem adotadas caso seja detectada alguma forma de utilização indevida da internet”, diz Sebba.

O projeto surge em meio às crescentes preocupações com crimes de pedofilia e exploração sexual na internet, dos quais muitas crianças e adolescentes têm sido vítimas. O deputado destaca que é essencial que os pais, educadores e a sociedade trabalhem em conjunto para fornecer orientação, estabelecer limites saudáveis e promover uma navegação segura na internet para as gerações mais jovens.

“Os pais precisam estar extremamente preparados e vigilantes quanto ao conteúdo que seus filhos têm acessado na internet, dentro e fora da escola e de casa, visto que uma permissão incondicional de acesso da criança e do adolescente pode trazer consequências trágicas e irreversíveis”, afirma o deputado.

Senna conta que o projeto é considerado pertinente, pois os desafios relacionados ao uso seguro da internet persistem e se intensificaram. “Embora a internet ofereça inúmeras oportunidades educacionais e de entretenimento, também pode expor os jovens a diversos riscos, como conteúdo inapropriado, cyberbullying e exploração online. Inclusive, a apresentação deste projeto foi feita antes das denúncias relacionadas aos crimes cometidos através do Discord.”

O deputado diz ainda que é de grande importância que todos trabalhem juntos para proteger e orientar o uso da internet para as gerações seguintes.

“É essencial que os pais, educadores e a própria sociedade trabalhem juntos para fornecer orientação, estabelecer limites saudáveis e promover uma navegação segura na internet para as gerações mais jovens”, finalizou o parlamentar.

Veja Também