Leitura é o segredo do sucesso para redação do Enem, dizem professores

Professores também orientam ter atenção à objetividade, clareza e coesão e revisar o texto assim que for finalizado

Postado em: 03-08-2023 às 07h05
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Leitura é o segredo do sucesso para redação do Enem, dizem professores
Professores também orientam ter atenção à objetividade, clareza e coesão e revisar o texto assim que for finalizado | Foto: Wilson Dias/ABr

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 05 e 12 de novembro de 2023. Com o fim das férias escolares, professores ressaltam a importância de retomar os estudos para adquirir uma boa preparação e tranquilidade nos dias da prova e obter uma nota elevada na redação. Muitos estudantes almejam uma nota mil em seu texto, mas, para isso, é necessário muito esforço e dedicação. A redação é considerada a parte mais desafiadora do Enem e será oferecida no primeiro dia do exame. Em vista disso, educadores fornecem orientações para o sucesso na escrita. 

A prova de redação do Enem solicita que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo no formato de prosa. Ou seja, deve ser escrito de forma corrida e organizado em parágrafos, com o objetivo de levantar uma opinião e defendê-la com argumentos. Vale ressaltar que a legibilidade é um aspecto muito importante e que merece atenção especial. Como o texto é manuscrito, os corretores precisam entender o que está escrito. Caso a redação esteja ilegível, ela pode ser zerada, conforme a Matriz de Referência da Redação do Enem.

Critérios 

Rosilene Diniz Azeredo, professora de redação do Ensino Médio, explicou ao O Hoje que os critérios de correção do Enem estão relacionados às competências cobradas na redação. “São avaliadas cinco competências: 1) Aspectos gramaticais; 2) Compreensão do tema; 3) Interpretação, análise e relação do tema com abordagem expositiva e argumentativa e apresentação de repertório cultural legítimo e produtivo associado ao tema; 4) Coesão na estrutura interparágrafos e intraparágrafos; 5) Apresentação de solução para o problema, indicando agente, ação, meio, detalhamento e finalidade”, informou.

Continua após a publicidade

A docente instruiu que a estrutura mais viável para a escrita do texto é de 4 parágrafos. “O primeiro deve conter a apresentação do tema e dos principais argumentos que serão desenvolvidos no texto. O ideal é apresentar duas problematizações associadas a causas e consequências relacionadas à discussão temática. Os parágrafos 2 e 3 são de desenvolvimento dos argumentos que devem ser consolidados por meio de uma discussão fundamentada em repertórios culturais diversos. O parágrafo 4 trata exclusivamente da solução do problema”, orientou Rosilene Diniz. 

Segundo a professora de redação, o último parágrafo deve conter uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. “É interessante iniciar com a retomada dos pontos de discussão do texto e em seguida, apresentar solução, fazendo uso dos cinco elementos citados: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento”, ensinou. Conforme a docente informou ao O Hoje, atualmente, redações que apresentem ideias conclusivas que não respeitem aspectos relacionados aos direitos humanos não são mais zeradas. 

“No entanto, abordagens que não respeitam aspectos de direitos humanos são inconstitucionais, portanto incoerentes. Essa situação compromete significativamente a nota do estudante. Dessa forma, não se pode sugerir, por exemplo, a pena de morte para resolução de problemas relacionados à segurança pública, por ser uma solução não aplicável de acordo com o nosso ordenamento jurídico”, orientou. A professora destaca que a redação deve ter até 30 linhas. “Por isso, a folha de rascunho é muito útil para não extrapolar a quantidade máxima permitida na folha oficial”, alerta Rosilene Diniz. 

Orientações

No primeiro dia do Enem, haverá uma prova objetiva, contendo 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da prova de redação. O tempo máximo para conclusão das duas provas é de cinco horas e trinta minutos. “Não iniciar a prova com a produção e jamais deixar a redação para o final. Eu aconselho escrever durante. Ler o tema, conhecer a verticalização temática e resolver algumas questões para depois partir para a escrita do rascunho. Resolver outras questões e fazer a correção do texto e, somente depois, passar o texto para a folha oficial”, aconselha a professora de redação.

Ao escrever o texto, a docente afirma que é preciso ter muita atenção. “Uma boa redação precisa ser objetiva: evite períodos muito longos e seja direto. É também muito importante o uso correto de operadores discursivos para conferir coesão ao texto. Não use palavras difíceis, foque na clareza com palavras mais simples. Cuidado com ambiguidades, redundâncias e pontuação. Ao finalizar, é muito importante revisar o texto. Essa ação poderá favorecer a nota do estudante, pois é possível identificar erros e corrigi-los na segunda leitura. Muitas vezes, erros são cometidos na primeira escrita por ansiedade e nervosismo, sentimentos comuns durante a prova”, explicou Rosilene Diniz.

Veja Também