Credeq disponibiliza quatro tipos de exames de DST’s

O resultado é disponibilizado em cerca de 20 minutos, após a coleta de sangue.

Postado em: 23-07-2018 às 17h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Credeq disponibiliza quatro tipos de exames de DST’s
O resultado é disponibilizado em cerca de 20 minutos, após a coleta de sangue.

Os exames disponíveis são para a HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C. (Foto: Reprodução Internet)

Da Redação

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy) passa a disponibilizar exames laboratoriais rápidos para quatro tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C. As análises são realizadas durante o processo de admissão e mediante a assinatura de um termo de consentimento do paciente.

Continua após a publicidade

O exame se assemelha ao da glicose. O resultado é conhecido em cerca de 20 minutos. Para tanto, o sangue do paciente é colhido por um aparelho, semelhante a um pen drive, e analisado por outro equipamento, que evidencia uma linha no visor, caso o teste seja positivo para alguma das DST’s verificadas.

Os casos positivos serão comunicados à Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, bem como o paciente encaminhado para o tratamento no Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS-APGyn). Os insumos para os atendimentos serão enviados pela saúde aparecidense.

A responsabilidade pela realização dos testes será da Gerência de Enfermagem do Credeq – Prof. Jamil Issy, que treinou as equipes em junho. Desde a sua inauguração, a unidade realizava exames em laboratório, mas não dispunha de fluxo para encaminhamentos, caso houvesse positividade no resultado. O obstáculo foi superado com a parceria estabelecida entre o Credeq – Prof. Jamil Issy e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

O objetivo do trabalho é prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças e despertar a consciência da necessidade do cuidado individual com a saúde. Nesta primeira etapa apenas os pacientes da internação passarão pelos testes. A partir de setembro, o benefício se tornará extensivo aos pacientes atendidos também em ambulatório. 

Veja Também