Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Ferrovia vai levar pessoas e cargas

A locomotiva que será utilizada já foi doada e fará trajeto entre cidades do sudeste Goiano

Postado em: 24-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ferrovia vai levar pessoas e cargas
A locomotiva que será utilizada já foi doada e fará trajeto entre cidades do sudeste Goiano

A ferrovia, já desativada, mantinha uma plataforma de embarque no município de Silvânia

Fernanda Martins*

Nove municípios do sudeste de Goiás já fazem parte de consórcio para a reativação do transporte de passageiros e cargas na ferrovia Goiás. A ferrovia funciona atualmente com transporte de cargas, mas a partir da união dos municípios do sudeste de Goiás por meio de um Consórcio, será reativada a linha de trem que fará o transporte de turistas na região.

Continua após a publicidade

Segundo um dos responsáveis pelo projeto e presidente do Fórum de Cultura da região da estrada de ferro, Valdir Antonio Rosa, a reativação da linha de trem para turismo contribuirá para o desenvolvimento econômico e cultural da região sudeste de Goiás, além da valorização da arte e projetos turísticos de cada município.

“Nós vamos desenvolver em cada município o seu potencial cultural e artístico, o seu potencial de turismo tanto no meio rural como urbano, o turismo de aventura, valorizando o que temos na região, e todas as atividades que vem de encontro à cultura de cada município”, afirma.

A locomotiva que fará o trajeto foi doada pela União e está no Rio de Janeiro. A linha será a mesma que já é utilizada para o transporte de cargas, entretanto será feito também o transporte de público em horários alternativos.

Não existe ainda a data certa para o início do transporte, mas é previsão é que as viagens tenham início no próximo ano. O Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) juntamente com a Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) realiza um estudo de viabilidade técnica para estabelecer qual a melhor perímetro para que o trem circule entre essas cidades e possa abranger todos os municípios do consórcio. O estudo é que vai definir a data de início e mais detalhes do novo meio de transporte para turistas. 

O investimento que será necessário para reativação do transporte será definido também pelo estudo de viabilidade. A partir do momento em que o município entra no Consórcio, será necessário arcar com uma quantia em dinheiro, que será utilizada no projeto. O valor gerado em turismo para as cidades também será apurado pelo estudo de viabilidade técnica que está sendo realizado.

O Consórcio

Atualmente os municípios de Silvania, Pires do Rio, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Urutaí, Vianopolis, Orizona, Ipameri e Catalão fazem parte do Consórcio que faz o planejamento da reativação da linha de trem. Segundo Valdir Antonio, a tendência é alcançar ao menos 16 municípios da região sudeste de Goiás. 

O consórcio dos municípios já conseguiu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a liberação para a circulação do trem, o que é um passo a mais para colocar o projeto em prática. Estão sendo realizados seminários nas cidades para estimular o turismo na região. O presidente do consórcio é o prefeito de Silvânia, José Faleiro. (Fernanda Martins é estagiária do jornal O Hoje sob orientação do editor interino de Cidades Rafael Melo) 

Veja Também