PF prende ex-diretor da PRF Silvinei Vasques

Ele é suspeito de interferência no segundo turno das eleições de 2022

Postado em: 09-08-2023 às 07h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PF prende ex-diretor da PRF Silvinei Vasques
Ele é suspeito de interferência no segundo turno das eleições de 2022 (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, nesta quarta (9), por suspeita de interferência no segundo turno das eleições de 2022. O mandado de prisão foi cumprido em Florianópolis (SC).

A PF informou, por nota, que a Operação Constituição Cidadão apura se integrantes da PRF direcionaram “recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro de 2022”. Ao todo, foram dez mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Estes foram cumpridos em: Distrito Federal, Rio Grande do Norte, REio Grande do Sul e Santa Catarina. A Corregedoria Geral da PRF auxilia a PF na operação e determinou a oitiva de 47 policiais rodoviários federais.

Continua após a publicidade

Em relação a Silvinei, o Ministério Público Federal (MPF) investiga o ex-diretor da PRF por improbidade administrativa por suspeita de uso indevido do cargo. Ainda em novembro do ano passado, o órgão acionou a Justiça contra ele por suposto favorecimento do ex-presidente Bolsonaro (PL) no pleito passado.

Entre outras coisas, a ação lembra de uma publicação do ex-diretor nas redes sociais que pedia votos para Bolsonaro. Além disso, em 30 de outubro, Silvinei autorizou operações no Nordeste que impediram a circulação de veículos de transporte e dificultou o trânsito de eleitores.

Veja Também