DPE-GO acompanha situação de famílias em ocupação na Região Noroeste de Goiânia

Vivendo em barracos de lona, cerca de 45 famílias do local reivindicam o direito à moradia

Postado em: 10-08-2023 às 08h05
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: DPE-GO acompanha situação de famílias em ocupação na Região Noroeste de Goiânia
Vivendo em barracos de lona, cerca de 45 famílias do local reivindicam o direito à moradia | Foto: Divulgação/DPE GO

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) acompanha de perto a situação de famílias que vivem na Ocupação São Domingos, localizada em uma área pública na Região Noroeste de Goiânia. Vivendo em barracos de lona, cerca de 45 famílias do local reivindicam o direito à moradia.

Na tarde de quarta-feira (9/8), defensores públicos foram ao local para ouvir as demandas e avaliar a situação das famílias, além de verificar possíveis situações de violação de direitos.

A ocupação começou no último sábado (5/8), com famílias predominantemente compostas por mulheres e crianças que vivem de aluguel ou em residências cedidas. Durante a visita da DPE-GO, as pessoas presentes relataram a presença da Polícia Militar durante os quatro dias de ocupação.

Continua após a publicidade

“Encontramos as famílias bem angustiadas, sem perspectiva com relação aos projetos habitacionais, programas sociais, e com dúvidas se poderiam ou não permanecer na área”, afirmou o defensor público Gustavo Alves Jesus.

Ele esclareceu a possibilidade de acesso a programas estaduais e municipais para auxiliar as famílias. O defensor também mediou diálogo com autoridades da PM-GO para minimizar possíveis conflitos.

Também esteve presente a ouvidora-geral externa da DPE-GO, Ângela Cristina Ferreira, que trouxe à tona as situações de extrema vulnerabilidade enfrentadas pelas famílias ocupantes.

“A maioria são famílias que moram de casa cedidas, de aluguel e não tem condições de continuar pagando, famílias no campo da extrema miséria”, relatou Ângela. Após o momento de escuta, ela enfatizou que o papel da Defensoria também será o de oferecer apoio nas áreas de assistência social e saúde.

Leia também: Mais de 800 famílias estão sob risco de despejo em ocupação de Aparecida de Goiânia

Veja Também