Cidade Segura é lançado para diminuir quantidade de fios em postes

Objetivo é identificar e regularizar situação para evitar poluição visual e reduzir número de acidentes

Postado em: 16-08-2023 às 07h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade Segura é lançado para diminuir quantidade de fios em postes
O programa prevê uma série de atividades a serem desenvolvidas, como a identificação e padronização de cabos | Foto: Reprodução

Carol Arantes

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Ministério Público (MP-GO) e empresas de telecomunicações, e com apoio da Equatorial Goiás, lançou o programa Cidade Segura, nesta terça-feira (15), na Casa de Vidro. O objetivo é identificar, regularizar e diminuir a quantidade de fios de telecomunicações fixados nos postes da distribuidora de energia elétrica, a fim de evitar poluição visual e reduzir risco de acidentes. 

O prefeito Rogério Cruz afirma que a parceria busca melhorar a qualidade de vida da população. “É uma união de forças para enfrentar o problema de fios irregulares, acumulados e caídos, bem como evitar acidentes causados por eles”, destaca.

Continua após a publicidade

O secretário do Governo, Jovair Arantes, informou em coletiva a imprensa que o projeto é para limpar a cidade de Goiânia dos excessos de fios que existem pendurados nos postes da cidade, de acordo com ele é um serviço necessário para evitar que acidentes ocorram. “É uma responsabilidade da prefeitura e da Equatorial com a população”

Ações

O programa Cidade Segura prevê uma série de atividades a serem desenvolvidas, como a identificação e padronização de cabos. Toda a fiação morta ou apagada será retirada. Os primeiros bairros, segundo planejamento, serão Jardim Europa, Jardim Planalto e Vila União, na Região Sudoeste. No Noroeste, Vila Mutirão I e II fazem parte da programação inicial. Todos os bairros da capital serão atendidos pelo programa.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) vão trabalhar no suporte à fiscalização, segurança e controle do trânsito onde as ações serão realizadas. Para manutenção e limpeza, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) será responsável pelo recolhimento do material retirado e encaminhamento a associações de artesãos e catadores de recicláveis.

Também participam da idealização, desenvolvimento e execução do programa Cidade Segura as secretarias municipais de Governo (Segov), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Comunicação (Secom) e Assuntos Estratégicos, Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Agência de Regulação de Goiânia (AR).

Acidentes

Lembrando que em julho deste ano um motociclista ficou gravemente ferido após ser atingido por um fio solto em rua de Rubiataba, no centro goiano. 

Testemunhas que estavam no local informaram que o homem caiu de moto quando foi atingido pelo fio de internet. Na época, a vítima foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ficou internada em estado grave.

Veja Também