PF deflagra nova fase da Lesa Pátria e cantora gospel é presa em Goiânia

Corporação cumpre dez mandados de prisão e 16 de busca e apreensão pelo País

Postado em: 17-08-2023 às 08h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PF deflagra nova fase da Lesa Pátria e cantora gospel é presa em Goiânia
Corporação cumpre dez mandados de prisão e 16 de busca e apreensão pelo País (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF), em nova fase da Operação Lesa Pátria, nesta quinta (17), cumpriu dez mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão contra pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro contra os três Poderes, em Brasília. Entre as prisões, duas ocorreram em Goiás, duas no DF, duas no Paraná, três em Santa Catarina e uma na Paraíba.

Segundo O Globo, entre os presos estão o pastor Dirlei Paiz, de Blumenau (SC), e a cantora evangélica Fernanda Oliver, que é natural de Tocantins, mas foi detida em Goiânia. Os alvos são acusados de fomentar o movimento conhecido como “Festa da Selma”, codinome para se referir às invasões e vandalismos aos Poderes.

Ainda sobre o termo, a PF esclarece que ele foi usado para convidar e organizar o transporte que culminou nos atos golpistas. Também serviu para instruções detalhadas das ações. Entre elas, recomendações para não levar idosos e crianças, e se preparar para embates com a polícia.

Continua após a publicidade

Em relação as buscas, estas também ocorrem em Goiás, sendo duas no Estado. Os outros locais são: Distrito Federal (2), Bahia (1), Paraíba (2), Paraná (2) e Santa Catarina (7).

Segundo a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo”.

Veja Também