Ação contra roubos de veículos

A investigação da Polícia Civil desencadeou uma operação que durou seis meses com o objetivo de combater ladrões de carros

Postado em: 01-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ação contra roubos de veículos
A investigação da Polícia Civil desencadeou uma operação que durou seis meses com o objetivo de combater ladrões de carros

Raunner Vinícius Soares*

Foi deflagrada, ontem (31), a Operação Heredis que tem o objetivo de desarticular um grupo especializado no roubo de caminhonetes em Goiás. Segundo a Polícia Civil, foram presos um homem de 40 anos que era preso do regime aberto e determinava o roubo e o desmanche de veículos; e a viúva de um dos maiores ladrões de caminhonetes do Estado. As investigações apontam que ela passou a ser uma espécie de herdeira do legado criminoso do ex-companheiro. 

Continua após a publicidade

Foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em lojas localizadas na Vila Canaã, em Goiânia. A ação visa averiguar a legalidade administrativa e fiscal dos estabelecimentos. 

A operação partiu da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores de Goiás (DERFRVA), com o apoio da Secretaria da Fazenda, Delegacia Estadual de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON) e o Instituto de Criminalística. 

Entre os carros recuperados durante a operação está um VW Gol que estava com um dos presos. De acordo com a Polícia Civil, a investigação que desencadeou a operação durou seis meses e o objetivo é combater os ladrões de veículos, em especial os de caminhonetes. O foco inicial era os roubadores, mas a Polícia acabou encontrando também os receptadores, que são donos de lojas na Vila Canaã.

Caso recente

Em maio deste ano, um dono de loja da Vila Canaã identificado como Victor Ramos Sobrinho, mais conhecido como Mangulão foi preso por policiais da Rotam. De acordo com a PMGO, ele é dono de uma loja na Vila Canaã, região conhecida como ‘Robauto’, justamente por proprietários serem coniventes com o crime e receberem peças de veículos roubados ou atuar diretamente no furto/roubo de carros na Grande Goiânia. O fato é que a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima de que havia um desmanche de veículos em um galpão no Setor solar Santa Rita. Homens da Rotam foram até o endereço. Ao chegarem ao local os policiais viram dois menores tentando fugir do galpão.

Os infratores foram pegos. No galpão a polícia localizou três veículos roubados, sendo: dois veículos Honda HR-V, desmontados e já cortados, e um veículo Toyota Corolla parcialmente desmontado. Os menores apreendidos informaram que estavam desmanchando os veículos a serviço de Victor e que ele teria uma loja na região da Canaã. Então os militares foram até a loja de Victor, mas estava fechada. Foi intensificado o patrulhamento na região e o suspeito foi abordado pela equipe da PM.

Na residência foram encontrados chaves dos veículos roubados. A Polícia Militar destacou na época que foi localizado um caminhão carregado de peças automotivas diversas, sem procedência, que o Victor ser proprietário.  A Polícia Militar informou que os veículos, o caminhão e os três envolvidos foram encaminhados à Central de flagrantes. Os conduzidos foram autuados pelo crime de Receptação e os veículos ficaram apreendidos.

Roubo de veículos

Segundo o banco de dados da Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), órgão ligado ao Ministério da Justiça, os modelos de carros mais roubados em todo o Estado de Goiás são Gol, HB20 e Corolla. No ranking, podem ser vistos muitos modelos populares de entrada, com custos mais baixos no mercado. A sequência traz Honda Civic, Palio, Voyage e Fox, também com altos números de roubos e furtos. 

Em ordem decrescente os veículos mais roubados são: Gol, HB20, Corolla, Honda Civic, Palio, Voyage, Fox, Fiesta, Uno, Onix, Grand Siena, Cruze, Ford Ka, Citroen Aircross, Celta, Corsa,  Eco Sport, Siena, Polo e Prisma. De acordo com informações divulgadas em novembro de 2016 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Goiás é o Estado com o maior índice proporcional de furtos e roubos de carros em todo o país. De acordo com a pesquisa, essa taxa é de 798 crimes para cada 100 mil veículos, à frente do Rio de Janeiro (775,8) e São Paulo (717). Os dados são em referência ao ano de 2015, em que foram furtados ou roubados 28.294 automóveis em Goiás. (Raunner Vinícius Soares * é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor interino de Cidades Rafael Melo). 

Veja Também