Aumento dos combustíveis causa impacto nos consumidores

Alta nos preços de gasolina e diesel geram discussões sobre a inflação e os impactos no bolso dos consumidores

Postado em: 18-08-2023 às 08h00
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumento dos combustíveis causa impacto nos consumidores
Petrobras anunciou um aumento de 16,3% no preço da gasolina e de 25,8% no diesel | Foto: iStock

A Petrobras anunciou um aumento significativo nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, o que inevitavelmente terá impacto nos postos de combustíveis e nos bolsos dos consumidores. A medida, que entrou em vigor na quarta-feira (16/8), tem como objetivo ajustar os preços internos da companhia em relação à cotação internacional do petróleo e reduzir a defasagem acumulada nos últimos meses.

O reajuste é significativo na gasolina e diesel. A Petrobras anunciou um aumento de 16,3% no preço da gasolina e de 25,8% no diesel para as distribuidoras. Esse aumento surge em resposta à crescente alta da cotação internacional do petróleo e visa reduzir a defasagem que a empresa tinha em relação aos preços globais. 

De acordo com presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto-GO), Márcio Martins de Castro Andrade, a nova política de preços da Petrobras se deu início durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando a estatal abandonou a paridade de importação e começou a cumprir a promessa de abrasileirar os preços dos combustíveis, feita durante a campanha eleitoral. 

Continua após a publicidade

“Com a entrada do governo Lula, houve essa mudança e a Petrobras não tem mais essa condição de equiparar o preço ao mercado internacional. Então, a política da Petrobras hoje é manter o preço Petrobras independentemente do restante do preço importado”, explica o presidente do Sindiposto-GO.

Márcio Andrade explica que essa política de preços estava causando alguns problemas na Petrobras como, por exemplo, o importador não estar conseguindo trazer o produto e ficar muito competitivo no país, uma vez que a estatal estava muito distante dos preços internacionais. “E agora, ela anunciou esse reajuste que aproximou, ainda está abaixo do preço internacional, mas está mais próximo do que estava antes, né?”, diz. 

Autonomia dos postos e desafios econômicos 

É importante destacar que os postos de combustíveis possuem autonomia para determinar os preços que cobram dos consumidores. A Petrobras ressalta que o valor final para o consumidor inclui impostos, margens de lucro da distribuição e da revenda e a mistura de biocombustíveis. Esse aumento nos preços dos combustíveis também pode ter impacto na inflação, com projeções indicando uma revisão para cima nas estimativas.

Segundo a corretora Ativa, o impacto será de 0,29 ponto percentual, que somado ao avanço do diesel, chegará a 0,31 ponto percentual. Entretanto, a última pesquisa Focus do Banco Central divulgou uma projeção estimada na inflação de 4,84% para 2023.

Com a Petrobras operando no “limite de otimização operacional”, a implementação da estratégia comercial da empresa busca refletir o preço do petróleo e logística da estatal na precificação dos combustíveis.

Veja Também