Após transferência do semiaberto, Governo lança novo distrito agroindustrial de Aparecida

O novo parque industrial vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional e deve gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos

Postado em: 18-08-2023 às 10h33
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após transferência do semiaberto, Governo lança novo distrito agroindustrial de Aparecida
O novo parque industrial vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional e deve gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos | Foto: Codego

O Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, vai lançar nesta sexta-feira (18/8) o novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). O novo parque industrial vai incorporar a área que era ocupada pelo semiaberto do complexo prisional e deve gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.

A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Serão investidos R$ 130 milhões do Estado na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação do terreno onde funcionava o presídio.

Dianot

O parque terá aproximadamente 2 milhões m² de área total, sendo 40 mil m² do semiaberto e o restante de área pertence à Codego. Serão 359 lotes com localização privilegiada – próximo à rodovia BR-153, na Região Metropolitana de Goiânia.

Continua após a publicidade

O local contará com infraestrutura completa: iluminação pública, pavimentação asfáltica de qualidade, estações de tratamento de água e de resíduos industriais. “Isso vai promover um salto na economia goiana, gerar emprego e renda e garantir ainda mais crescimento à cidade”, destaca o governador.

Alta demanda

Daniel Vilela, que coordenou o grupo de trabalho, juntamente com o ex-deputado federal e assessor especial do governador, Euler Morais, ressalta que o polo é importante para todo o estado, mas, principalmente, para a região de Aparecida, que tem alta demanda para instalação de empresas.

“Tirar o semiaberto e dar lugar a um polo industrial é um desejo que já existe, há pelo menos, duas décadas. Agora conseguimos empenhar os esforços necessários para concretizar a obra e resgatar um importante compromisso assumido com a população de Aparecida”, avalia Vilela.

“A população de Aparecida esperou muito tempo para que o semiaberto fosse retirado daquele local. É, sem dúvida, um momento especial, porque o presídio vai abrir espaço para muitas empresas que irão fomentar a economia, a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento de Aparecida e também do Estado de Goiás”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

Além dos moradores da região, a transferência dessa área era uma reivindicação antiga dos empresários do polo industrial de Aparecida. “Em uma ação conjunta, cumprimos a determinação do governador Ronaldo Caiado de enfrentar desafios históricos para acabar com uma espera de décadas da população do município”, ressalta o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

“É uma obra que vai transformar vidas com a geração de milhares de empregos. E da ótica do empresário, é uma oportunidade excelente, tendo em vista o potencial de crescimento e a grande capacidade logística da região”, destacou o presidente da Codego, Francisco Jr.

Leia também: Semiaberto será transferido e local irá abrigar distrito agroindustrial em Aparecida

Veja Também