Escola pública em Catalão (GO) recebe Oficinas gratuitas de Arte e Cultura

As atividades serão realizadas entre os dias 22 e 24 de agosto, das 08h às 17h

Postado em: 18-08-2023 às 16h38
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola pública em Catalão (GO) recebe Oficinas gratuitas de Arte e Cultura
O encerramento das atividades contará com apresentações dos próprios participantes - Foto: Divulgação-IBS

Entre 22 e 24 de agosto, a Escola Municipal Nilza Ayres Pires, em Catalão (GO), ofertará oficinas práticas de arte e cultura. Os ensinos envolvem Teatro de Bonecos, Artes Cênicas, Música, Desenho e Pintura, Fotografia e até uma capacitação em Mediação de Leitura. Além disso, a programação inclui a construção de espaços literários, com materiais para montagem da biblioteca. Bem como a entrega de um kit para os projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários.

Antes de tudo, vale ressaltar que a participação é gratuita e há vagas abertas para os educadores da rede pública de ensino do município. As oficinas são de iniciativa do Instituto Brasil Solidário (IBS), por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário. A iniciativa tem a parceria da empresa John Deere. A corporação já realizou uma primeira etapa de capacitação com os educadores e doou 7 mil livros, distribuídos entre 14 bibliotecas municipais. Além disso, a mobilização e fomento das atividades também contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Por fim, o encerramento das atividades contará com apresentações de música, teatro, fotografia e demais atividades culturais promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto à comunidade escolar, no último dia da programação. As formações pretendem mobilizar mais de 350 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.

Continua após a publicidade

Sustentabilidade

Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são implementadas nas 5 regiões do Brasil. Será empregada a metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos nas oficinas de leitura, com retalhos e restos de tecido.

No Teatro de Bonecos, garrafas PET, pedaços de PVC e retalhos que os alunos da escola coletaram darão vida a todos os personagens. Essas práticas terão mobilização interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.

Na Música, os alunos utilizarão materiais reutilizados para construir os instrumentos. Evitando o descarte e aproveitando carteiras, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.

Veja Também