Domingo tem efeitos de ciclone com vendaval e chuva tímida após dois meses de estiagem

Depois de tanta poeira do sábado, a tão esperada chuva chegou, domingo, ocorrendo de forma isolada e causando alguns estragos; menos de uma hora depois, alguns pontos da capital mal demonstraram qualquer indícios dos chuviscos

Postado em: 21-08-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Domingo tem efeitos de ciclone com vendaval e chuva tímida após dois meses de estiagem
O mau tempo ainda fez o Autódromo ficou sem energia elétrica desde às 14h40, além de arrastar cadeiras dentro do refeitório | Foto: Vitória Coimbra

O fim de semana foi marcado por uma nuvem de poeira que atingiu Goiânia, região metropolitana e alguns municípios de Goiás durante o sábado (19). Moradores de diversos pontos da cidade registraram o fenômeno que deixou o horizonte embaçado. E depois de tanta sujeira, a tão esperada chuva chegou, ocorrendo de forma isolada em determinadas regiões da capital e do interior do estado na tarde de domingo (20).

Em Goiânia, a rápida chuva foi suficiente para ferir uma pessoa e trazer diversos estragos no Autódromo Internacional de Goiânia. O vento forte derrubou tendas e capotou um carro no estacionamento próximo dos boxs, local onde estão os carros de corrida. O veículo teve os vidros quebrados conforme apurado pela repórter Vitória Coimbra, do jornal O Hoje. 

A população também fez registros da queda de granizos em alguns bairros, como o setor Jaó, Negrão de Lima, Parque Amazônia, Novo Horizonte e bairro Goiá. Em outros setores, houve relatos da queda do fornecimento de energia elétrica durante os fortes ventos e a rápida chuva, como o bairro Recanto das Minas Gerais, Jardim Novo Mundo, Setor Universitário, Jardim Goiás, Alto da Glória e Jardim Guanabara, mas depois das precipitações, houve a normalização da energia.

Continua após a publicidade

Conforme apontado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a frente fria que vinha da região sul do país alcançou o estado. “Estávamos há 64 dias sem chuvas em Goiânia, e quase 100 dias em alguns municípios do estado. Essa frente fria chegou e trouxe à ventania durante o fim de semana, como já havíamos apontado na última quinta-feira (17)”, explica André Amorim, gerente do órgão.

Apesar do tempo seco e da baixa umidade relativa do ar, foram registrados 0,5 milímetros de chuva na região noroeste e 6,2mm na região leste da capital. André explica que o fenômeno da nuvem de poeira anunciou a chegada do pequeno vendaval. “Mesmo com a chuva, os ventos, comuns neste mês, devem continuar levantando a poeira. Nosso clima deve persistir quente e seco, até que a frente fria do Sul do Brasil avance mais”, aponta.

Cuidados

A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) em Goiás, Elisabeth Alves Ferreira, explica que o ambiente deve ficar instável nesta segunda-feira (21/08). Ela afirmou que a poeira vai se dissipando aos poucos. Ela orienta que as pessoas tomem cuidados devido ao tempo seco e à poeira, como beber muita água, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar desgaste físico nas horas mais secas. 

“Quem tem problemas respiratórios têm de tomar cuidado porque pode se agravar mas, além de que vai trazer uma sujeira muito grande para a Grande Goiânia”, destacou a chefe do Inmet. “A frente fria pode trazer mais pancadas de chuvas isoladas, mas não em todo o estado”, complementou a chefe do Inmet.

Previsão do tempo

O Cimehgo apontou ainda que nesta segunda-feira (21), a frente fria se dispersa para o oceano atlântico, mas ainda teremos a possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas na parte centro sul do Estado de Goiás. “As pancadas de chuva isoladas são na parte centro-sul do estado. Numa menor possibilidade, mas ainda temos a frente fria que está se deslocando. Ela vai influenciar na precipitação no nosso sul e sudoeste goiano. Então ainda temos essa possibilidade”, aponta o meteorologista.

Já em Goiânia, o tempo fica com variação de nebulosidade, sol e possibilidade pancadas de chuvas em áreas isoladas, com temperatura máxima podendo chegar aos 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% e 80%. Nos demais dias da semana o tempo volta a ficar estável com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar em declínio.

Veja Também