Bombeiros registram quase mil incêndios apenas em 2023 em Goiás

Em decorrência do tempo seco e da baixa umidade do ar, incêndios têm causado transtornos em todo o estado

Postado em: 22-08-2023 às 07h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Bombeiros registram quase mil incêndios apenas em 2023 em Goiás
A reportagem do jornal O Hoje acompanhou de perto a angústia da população ante a incêndio no Jaó | Foto: Divulgação/SSP

De Janeiro a Agosto deste ano, foram registrados 914 ocorrências de incêndios em áreas públicas e particulares de todo o estado de Goiás. Em relação às áreas protegidas, o número de casos foi 78, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Somadas, as ocorrências totalizam 992 casos de incêndios em vegetações goianas.

Em decorrência do tempo seco e da baixa umidade do ar, incêndios têm causado transtornos em todo o estado. No último dia 14 deste mês, um incêndio em uma vegetação no Setor Jaó, que fica localizado na Avenida Ubirajara, próximo ao Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva,  provocou danos no entorno das residências  e pontos comerciais.

O incêndio ocorreu dentro do sítio aeroportuário, na parte externa da cerca operacional próxima aos hangares, de acordo com o aeroporto. Na ocasião, a seção contra incêndio do aeroporto agiu imediatamente para controlar as chamas. Além disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo no local.

Continua após a publicidade

A reportagem do jornal O Hoje acompanhou de perto a angústia dos moradores do setor que tiveram inúmeros prejuízos. Foi o caso da Renata, que gerencia um restaurante juntamente com o esposo e teve que fechar o estabelecimento por causa da fumaça e por conta disso, perderam uma quantidade significativa de alimentos. “Perdemos alimentos também porque veio muita fuligem, estragou bastante”. Além dos danos materiais, Renata alega que a fumaça causou danos à saúde. “Eu estou aqui parecendo que alguém botou fogo no meu pulmão”, conta.

A servidora pública e moradora do local, Caroline Ribeiro de Moraes também contou o seu relato à reportagem, e disse que quando se deu conta a fumaça já estava dentro da sua casa, onde mora com o esposo, a filha e quatro cachorros. “Quando eu fui no quintal, o terreno da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] inteiro estava em chamas. E as chamas eram por volta de 2m de altura”.

No momento da ocorrência, Caroline estava sozinha em casa e entrou em desespero, foi quando decidiu ligar para o Corpo de Bombeiros. “E a mulher do bombeiro me falou que era responsabilidade da infraero. Eu tive que entrar em desespero e falar que estava pegando fogo quase dentro da minha casa”. Ela conseguiu salvar apenas os cachorros e saiu correndo o mais rápido que podia.

A servidora informou ainda que queimou uma parte do terreno que fica atrás da residência e que agora precisa levar os animais ao veterinário, porque dois deles ficaram presos na fumaça por muito tempo.

Em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, recentemente, um incêndio de grandes proporções atingiu pelo menos oito propriedades na zona rural da cidade. Na ocasião, mais de 200 hectares foram queimados, em uma área que corresponde a 200 campos de futebol, pelo menos é o que estimam os fazendeiros da região. 

Para conter as chamas, os Bombeiros contaram com o apoio da brigada aérea de combate a incêndio e dos próprios produtores rurais do local. O trabalho durou cerca de quatro horas. Caminhões-pipa, aviões e máquinas agrícolas também ajudaram a conter o fogo.

Apesar do período chuvoso começar apenas a partir do mês de outubro, o último final de semana deixou os goianos com aquele cheirinho de terra molhada, quando foram surpreendidos pelas chuvas em várias regiões do estado, inclusive na capital. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a chuva se deu devido a passagem de uma frente fria pela região sudeste do Brasil que teve influência em Goiás.

André afirma que a chuva trouxe um alívio às temperaturas e também à umidade relativa do ar. Mas que o tempo já está ficando mais estável, com o céu azul, mas ainda com algumas nuvens. Ele acredita que a partir desta terça-feira (22) o tempo volta com a programação normal, onde as temperaturas voltam a subir e a umidade volta a cair.

De acordo com o prognóstico, para o próximo final semana, espera-se a passagem de uma outra frente fria que também possa trazer alguma influência para o estado de Goiás.

Veja Também