Nova edição do projeto ‘Dignidade na Rua’ atende pessoas do Setor Central, em Goiânia

Foram oferecidos mais de 20 serviços, como corte de cabelo, distribuição de roupas, vacinação, oferta de empregos e cursos, banho solidário, lanches, programação cultural e outros

Postado em: 24-08-2023 às 07h53
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova edição do projeto ‘Dignidade na Rua’ atende pessoas do Setor Central, em Goiânia
Foram oferecidos mais de 20 serviços, como corte de cabelo, distribuição de roupas, vacinação, oferta de empregos e cursos, banho solidário, lanches, programação cultural e outros | Foto: Gustavo Burns

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) participou da 7ª edição do projeto Dignidade na Rua, promovido nesta quarta-feira (23/08), das 9 às 18 horas, no Parque Mutirama. Foram feitos atendimentos a pessoas em situação de rua, por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH).

A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e também possui parceria com a Polícia Civil, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros órgãos.

“Esse atendimento é muito importante, porque as pessoas em situação de rua muitas vezes não conseguem acessar o seu direito, não conseguem acessar a Defensoria Pública”, explicou o coordenador do NUDH, defensor público Tairo Esperança.

Continua após a publicidade

“Por meio desta busca ativa, que realizamos em eventos e mutirões, conseguimos atingir um número maior de pessoas e ampliar o acesso à justiça, que já é promovido diariamente pela DPE-GO”, ressaltou.

Tairo informou que a demanda mais requisitada é a segunda via de documentos. “No entanto, hoje atendi casos criminais, cíveis e de família”, disse. “Em todos eles pude dar um encaminhamento, seja de imediato, com uma petição, seja direcionando a assistida ou o assistido para a Defensoria Pública Especializada responsável”.

A defensora pública Ketlyn Chaves, colaboradora do NUDH, destacou que é uma grande felicidade a possibilidade da Defensoria Pública estar presente nestes mutirões. “O Núcleo Especializado de Direitos Humanos está em diálogo com a Seds para interiorizar o Dignidade na Rua”, contou a defensora pública.

O Dignidade na Rua oferece, além dos atendimentos da Defensoria Pública, mais de 20 serviços, como corte de cabelo, distribuição de roupas, vacinação, oferta de empregos e cursos, banho solidário, lanches, programação cultural e outros.

Leia também: STF garante proibição de remoção de pessoas em situação de rua

Com informações da DPE-GO

Veja Também