Incêndio deixa vegetação completamente destruída na BR-153

Cerca de 20 mil litros de água foram utilizados para combater o fogo

Postado em: 24-08-2023 às 17h06
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio deixa vegetação completamente destruída na BR-153
Cerca de 20 mil litros de água foram utilizados para combater o fogo. | Foto: João Reynol

Tainá Rocha

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) foi acionado para atender uma ocorrência nesta quarta-feira (24/8) em uma vegetação localizada na Avenida Roosevelt, divisa entre o Jardim Novo Mundo e Setor Universitário, próximo ao posto da Equatorial Goiás.

A ocorrência durou cerca de 3 horas e meia e contou com o apoio de 11 viaturas da corporação. Segundo tenente Kenyo Visconde, 1ª comandante da Área, na vegetação as margens da BR-153, foram utilizados cerca de 20 mil litros de água para abafar as chamas, além de abafadores e sopradores. “Cerca de 11 viaturas e 50 militares estiveram na região para controlar as chamas e evitar maiores danos. Nenhum imóvel foi atingido.”

Continua após a publicidade

Além dos destroços, um morador da região foi atingido pelas chamas e encaminhado para o hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem cuidava da sua filha em casa e inalou fumaça.

Ocorrências em Goiás

No primeiro bimestre de 2023, foram registradas 1.576 ocorrências em vegetação de áreas públicas, privadas e protegidas em Goiás. Se comparado a todo o ano de 2022, já houve um aumento de 50,1% nos incêndios do Estado.

Só em agosto, o Estado de Goiás registrou 409 incêndios em áreas florestais. Se comparado ao mesmo período de 2022, houve um aumento de 14,8% em relação ao ano passado.

Segundo o Tenente Kenyo Visconte, o clima seco do mês de agosto favorece os incêndios florestais no Estado. “Esta época favorece os incêndios. Nós pedimos para as pessoas manter o quintal limpo e não colocar fogo em resto de lixo porquê o vento proporciona a propagação do fogo”, explicou.

Ele orienta ainda que em casos de incêndios a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. “Em caso de suspeita de proliferação de fogo, é necessário ligar imediatamente para o 193.”

Veja Também