Tempo seco e queimada provocam pânico em moradores em Goiânia

Reportagem do jornal O Hoje acompanhou moradores do Novo Mundo na tentativa de evitar chegada de fogo em suas casas

Postado em: 25-08-2023 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Tempo seco e queimada provocam pânico em moradores em Goiânia
Fuligem piora ainda mais vida enquanto Bombeiros e moradores tentam apagar fogo nesta quinta-feira | Foto: Reprodução

Por João Reynol e Tainá Rocha

Na tarde seca desta última quinta-feira (24) houve mais um incêndio na capital, desta vez na vegetação perto de residências na Avenida Roosevelt, no bairro Novo Mundo. A fumaça cinza dava para ser vista próxima ao Shopping Flamboyant. A vegetação queimada se estendia como um tapete preto ao longo da BR-153. Enquanto uma rápida garoa caía nos arredores do incêndio, moradores carregavam baldes de água para tentar apagar o fogaréu.

Eduarda, de apenas 15 anos, e a sua família pegavam caçambas de água da pia para apagar os focos de fogo que chegavam cada vez mais perto da sua casa e da vizinhança. Outro morador da região, Douglas, contou que levou apenas 20 minutos do fogaréu das margens da BR-153 no Setor Leste Universitário para chegar ao Novo Mundo, onde mora. Ele conta que viu apenas um foco pequeno que se transformou em um incêndio que mobilizou até cinco viaturas do Corpo de Bombeiros. A casa de Fátima Dias, uma das primeiras a ser afetada pelo fogo.

Continua após a publicidade

O primeiro trabalho que o Sargento Pinho fez quando chegou ao local foi isolar o tráfego de carro com estantes dos varejistas, para evitar acidentes, logo acima das brasas as estações elétricas se mostravam como pontos de exclamação visíveis para tomar maiores cuidados. Em volta da área, a mata alta e seca tornaram possíveis focos.

O mesmo Sargento contou à reportagem do Jornal O Hoje que os fogos se alastraram rapidamente por dois metros da avenida. Para entender a dimensão da queimada, um drone foi utilizado pelos agentes bombeiros. 

Logo após a chegada das viaturas e dos caminhões, moradores se socorreram para longe das chamas, ainda com olhos vermelhos inflamados e o cheiro de queimado tomava seus corpos e as redondezas. Um dos grandes riscos na visão dos brigadeiros, era a presença de linhas elétricas de alta-tensão perto do fogo da Equatorial, pois poderia facilitar ainda mais para o alastramento das queimadas e danificar outras áreas. Além do risco de desligamento de internet. 

Inicialmente não havia pessoas feridas. Depois, reportagem do jornal O Hoje confirmou que uma pessoa inalou fumaça, foi atendida pela corporação e passa bem. Ao todo 50 mil litros de água foram usados para combater as queimadas. 

No primeiro bimestre de 2023, foram registradas 1.576 ocorrências em vegetação de áreas públicas, privadas e protegidas em Goiás, se comparado a todo o ano de 2022, já houve um aumento de 50,1% nos incêndios do Estado.

Só em agosto, o Estado de Goiás registrou 409 incêndios em áreas florestais. Se comparado ao mesmo período de 2022, houve um aumento de 14,8 % em relação ao ano passado. 

Segundo o Tenente Kenyo Visconte, o clima seco do mês de agosto, favorece os incêndios florestais no Estado. “ Esta época favorece os incêndios.  Nós pedimos para as pessoas manterem o quintal limpo e não colocar fogo em resto de lixo porque o vento proporciona a propagação do fogo.”

Ele orienta ainda que em casos de incêndios a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. “Em caso de suspeita de proliferação de fogo, é necessário ligar imediatamente para o 193.”

Veja Também