Campanha de Vacinação começou nesta segunda, na Capital

Imunização protege contra a Poliomelite e Sarampo. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos

Postado em: 06-08-2018 às 12h35
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha de Vacinação começou nesta segunda, na Capital
Imunização protege contra a Poliomelite e Sarampo. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos

A meta de vacinação da SMS preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. (Foto: Lucas Lima)

Da Redação

A pequena Ana Elisa, de um ano e dois meses, foi a primeira criança a receber as vacinas contra a Poliomelite e Sarampo em Goiânia durante a abertura a Campanha Nacional de Vacinação, nesta segunda-feira (6) e estende até o dia 31 de agosto. A mãe, a vendedora Jane Alves Ferreira e moradora do setor Jardim América, fez questão de levar a filha mesmo com o cartão estando em dia. “Ela já tomou a vacina contra as doenças, mas quis trazê-la para fazer o reforço, assim sei que estará completamente protegida,” comentou a vendedora. 

Continua após a publicidade

A abertura oficial da campanha foi feita pela médica e Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, que falou da gravidade das duas enfermidades e fez um apelo para que todas as crianças, público alvo da ação, sejam imunizadas. “É preciso que os pais tenham consciência da gravidade dessas duas doenças. A Poliomelite, que pode deixar sequelas pelo resto da vida, está erradicada no país há 29 anos, mas agora volta a ser uma ameaça. Já o sarampo, que em Goiás não há casos registrados há 19 anos, já voltou em vários estados com mais de mil casos confirmados. É uma doença que pode levar à morte, por isso, a importância da vacina que é o meio mais eficaz de prevenção”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Saúde da Capital.

O público-alvo da campanha são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Elas receberão as vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral, que, além do sarampo, também imuniza contra a caxumba e a rubéola. O esquema da vacina contra a poliomielite consiste em três doses aplicadas na criança menor de 1 ano aos 2, 4 e 6 meses de idade e duas doses de reforço administradas aos 15 meses e aos 4 anos.

No processo vacinal contra sarampo, a primeira dose da vacina tríplice viral é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15. Neste caso, é utilizada a vacina tetra viral, que também protege contra varicela.

A meta de vacinação da SMS preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo, o que corresponde imunizar no mínimo 80.286 crianças goianienses.

No processo vacinal contra sarampo, a primeira dose da vacina tríplice viral é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15. (Foto: Lucas Lima)

Veja Também