Poliomielite terá vacina injetável a partir de 2024

A mudança ocorrerá de forma gradual e substituirá a tradicional gotinha

Postado em: 29-08-2023 às 14h44
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Poliomielite terá vacina injetável a partir de 2024
Atualmente, a forma injetável já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida - Foto: iStock

O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a poliomielite será injetável a partir de 2024. Isso significa que a aplicação com agulha substituirá a tradicional gotinha. Contudo, a mudança para a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) ocorrerá gradualmente. 

Atualmente, a aplicação da forma injetável já ocorre aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A partir do ano que vem, a VIP também será usada na dose de reforço, aos 15 meses de vida. Além disso, não será mais necessário aplicar a segunda dose de reforço, aos 4 anos de idade.

Poliomielite

De acordo com a médica neurocirurgiã Ana Maria Moura, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa, altamente transmissível. Também conhecida como paralisia infantil, é provocada pelo poliovírus selvagem. “Ela pode atingir potencialmente o sistema nervoso. As manifestações clínicas variam de acordo com a área acometida do sistema nervoso, desde casos assintomáticos até paralisia grave e morte”, explica.

Continua após a publicidade

Segundo a médica, também há casos de Síndrome Pós-Poliomielite (SSP). “Uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em pessoas que tiveram a doença. Os sintomas aparecem, em média, após 15 anos ou mais e o paciente apresenta fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações, resultando em uma diminuição da capacidade funcional e/ou no surgimento de novas incapacidades”, informa Ana Maria Moura.

Veja Também