Violência sexual contra criança e adolescente é tema de semináro

Especialistas das áreas de saúde, educação, assistência social, judiciário e conselheiros tutelares vão debater a temática em mesa-redonda

Postado em: 08-08-2018 às 18h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Violência sexual contra criança e adolescente é tema de semináro
Especialistas das áreas de saúde, educação, assistência social, judiciário e conselheiros tutelares vão debater a temática em mesa-redonda

Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. (Foto: Reprodução Internet)

Da Redação

O Seminário Intersetorial de Articulação de Políticas de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado de Goiás será realizado nesta quinta-feira (9), das 8 às 17 hrs.  Especialistas das áreas de saúde, educação, assistência social, judiciário e conselheiros tutelares vão debater a temática em mesa-redonda. A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) é parceira do seminário.

Continua após a publicidade

O evento, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, é uma realização do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. As secretarias da Educação e Cultura (Seduce) e  Cidadã também apoiam o encontro.

Na programação também constam oficinas sobre o papel de cada setor no contexto da violência sexual contra crianças e adolescentes, o fluxo para encaminhamento dos casos e as dificuldades encontradas pelos profissionais envolvidos no processo.

O coordenador do Fórum, Joseleno Santos, afirma que o seminário ajudará na ampliação e integração dos diversos profissionais que atuam na prevenção e assistência às vítimas desse tipo de violência. “Esse evento fomenta os representantes dos municípios na construção de novas politicas públicas”, pontua.

São esperadas cerca de 300 pessoas para o evento, entre educadores, profissionais de Saúde e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) de todo o Estado.

A sub-coordenadora de Atenção às Pessoas em Situação de Violência, Paula dos Santos, ressalta que o evento é importante para que os profissionais possam trocar experiências e aprimorar conhecimentos. “Após as ações realizadas no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, em 18 de maio, percebemos a necessidade de realizar um evento para capacitar os profissionais que lidam diretamente com esse público”, acrescentou.

Para a coordenadora de Programas Transversais da Superintendência de Inclusão da Seduce, Silvia de Freitas, a realização do evento colabora para o fortalecimento no enfrentamento desse tipo de violência. “O seminário constitui uma formação continuada às Coordenações Regionais de Educação. Esses profissionais vão atuar como multiplicadores em suas regionais”, destaca. 

Veja Também