Córrego das Antas com suspeita de contaminação

Grupo de Proteção Ambiental denuncia formação de espuma que pode ser causada por descarte de esgoto da Saneago

Postado em: 09-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Córrego das Antas com suspeita de contaminação
Grupo de Proteção Ambiental denuncia formação de espuma que pode ser causada por descarte de esgoto da Saneago

Fernanda Martins*

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da cidade de Anápolis, que fica a 55 km de Goiânia, denunciou na segunda-feira (6) uma formação de espuma no Córrego das Antas, e existe a suspeita de que o problema esteja sendo causado por contaminação, devido ao descarte de forma irregular de esgoto que é feito no local. 

Continua após a publicidade

A suspeita se deve a um dos pontos de contaminação do Córrego estar localizado a poucos metros da Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago, empresa responsável pelo tratamento de esgoto em Goiás. Em uma das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto a barragem está danificada, o que faz com que o chorume cause a impregnação da terra no local. Existem dois pontos de descarte de esgoto da Saneago no córrego das Antas. Nesses dois pontos, Os ambientalistas estimam que sejam jogados no córrego das Antas 100 litros de esgoto sem tratamento por segundo. 

Pescadores da região do Córrego das Antas denunciaram uma grande formação de espuma no local, alguns ambientalistas do GPA foram investigar o problema. Após o monitoramento durante oito dias foi possível verificar que a contaminação pode estar sendo causada por descarte de cal e esgoto da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). 

Durante as fiscalizações foram encontradas embalagens e vestígios de cal, que, segundo os membros do Grupo de Proteção Ambiental, pode estar sendo jogado na água para camuflar tudo que está sendo feito de maneira irregular, como o mau cheiro que é causado pela contaminação. O produto também pode estar servindo para simular um tratamento no esgoto. Segundo ambientalistas da ONG isso seria um crime ambiental muito grave.

O cal é nocivo a vida animal que estiver na região em que for usado, pode causar a morte de peixes e outros animais, como os cágados, que podem ser facilmente encontrados na área próxima ao córrego. Foram encontradas durante as averiguações carcaças de animais que tentaram fugir das águas contaminadas, mas não resistiram. A suspeita é de que o cal e o esgoto tenham provocado uma agressão química, sendo a causa da morte dos animais.

A Saneago informou, por meio de nota, que o trabalho de investigação do possível lançamento irregular de esgoto nas redes da Companhia está sendo intensificado e a eficiência do tratamento no esgoto da região é comprovada por análises realizadas mensalmente.

Quanto à infiltração na barragem da lagoa de decantação, a Saneago informou que se trata de água que aflora do lençol freático e já existe um projeto para drenar essa água e aprimorar o sistema, mas não existe risco de rompimento da barragem.

“A Saneago informa que tem intensificado o trabalho de investigação para identificar possíveis lançamentos irregulares de esgoto não doméstico nas redes da Companhia, que poderiam estar provocando problemas no processo de tratamento de esgoto.”

O Córrego das Antas é importante para a região central do Estado de Goiás, nasce na cidade de Anápolis-GO e sua foz é no rio Corumbá, sendo assim um importante afluente. Ele corta toda a cidade de Anápolis e tem uma trajetória de cerca de 27 quilômetros. (*Fernanda Martins é estagiária do jornal O Hoje sob orientação do editor interino de Cidades Rafael Melo). 

Veja Também