Após três anos, prefeitura retorna com tradicional Desfile Cívico Militar do dia 7 de setembro

Evento que comemora a Independência do Brasil foi interrompido em 2020 por causa da pandemia de Covid-19

Postado em: 07-09-2023 às 09h00
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Após três anos, prefeitura retorna com tradicional Desfile Cívico Militar do dia 7 de setembro
A data do dia 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes e pequenas cidades | Foto: Secom

A data do dia 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes e pequenas cidades. O dia é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, pois foi neste dia, em 1822, que a trajetória do país como nação independente teve início, por meio de D. Pedro, quando proclamou às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, que o país estava oficialmente independente de Portugal, de quem foi colônia por muitos anos.

Foi durante o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas, que o dia 7 de setembro tornou-se oficialmente feriado nacional. Desde então, essa data é marcada por inúmeras comemorações em todo o país. 

Na capital do estado de Goiás, Goiânia, por exemplo, nesta quinta-feira (7) acontece o tradicional Desfile Cívico Militar, a partir das 8h, na Avenida Tocantins, no Centro da cidade. O evento que não era realizado desde 2019, em decorrência da pandemia, celebra neste ano o bicentenário da Independência do Brasil e conta com a participação de cerca de três mil efetivos na avenida, entre membros do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Civil, e alunos de escolas militares, escolas estaduais e municipais.

Continua após a publicidade

“Foram três anos sem desfile para evitar a aglomeração de pessoas, o que era o recomendado na alta da Covid-19. Portanto, neste ano, estamos preparando uma grandiosa ação para celebrar esta data tão simbólica e importante para nós, brasileiros”, afirma o prefeito Rogério Cruz, ao relembrar que o último desfile promovido na capital foi em 2019.

A programação do evento conta com o hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional, na presença de autoridades municipais e estaduais. O palanque será montado na esquina da Avenida Tocantins com a Avenida Anhanguera, e o acesso ao local será restrito e organizado com liberação. Os organizadores esperam reunir cerca de 10 mil pessoas na celebração que está prevista para terminar até às 12h. 

“Estamos organizando para que seja uma manhã de celebração. Que possamos, no Dia da Independência do Brasil, refletir sobre a importância do respeito aos valores humanos e do enfrentamento às desigualdades”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Veja Também