Independência do Brasil retorna com tradicional desfile com presença de Caiado e Cruz

Cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas para acompanhar o desfile em Goiânia

Postado em: 08-09-2023 às 08h20
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Independência do Brasil retorna com tradicional desfile com presença de Caiado e Cruz
Cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas para acompanhar o desfile em Goiânia | Foto: Jackson Rodrigues

Após três anos sem realizar o Desfile Cívico Militar na capital do estado de Goiás, a prefeitura de Goiânia voltou a celebrar o feriado do dia 7 de Setembro com o desfile que faz parte da tradição das comemorações do feriado nacional, que marca a Independência do Brasil.

O evento, que aconteceu nesta Sete de Setembro, teve início às 8h, na Avenida Tocantins, no Centro de Goiânia. A celebração, que comemora neste ano 201 anos da Independência do Brasil, não acontecia desde 2019, em decorrência da pandemia. O desfile contou com a participação de cerca de três mil efetivos na avenida, entre membros do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Civil, e alunos de escolas militares, escolas estaduais e municipais.

De acordo com a prefeitura, cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas para acompanhar o desfile. O evento durou cerca de duas horas e meia e foi precedido pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, de Goiás e de Goiânia, além da execução do hino nacional. 

Continua após a publicidade

O governador Ronaldo Caiado definiu o desfile como uma oportunidade de estimular o civismo e de despertar, nas crianças e famílias, o amor ao estado e ao país. Na ocasião, ele estava acompanhado pela primeira-dama do Estado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado. 

“As bandeiras do Brasil e de Goiás, além do hino, são símbolos que representam o amor que vivemos, o nosso patriotismo e o nosso orgulho do estado e do país. Isso precisa ser estimulado”, destacou o governador.

O prefeito da capital, Rogério Cruz, também esteve no evento e expressou a alegria em retomar a comemoração após três anos. “Esse evento não é importante apenas para o Brasil, mas também para Goiânia, pois reúne a família goianiense como um todo. O desfile de 7 de Setembro representa um momento único de celebração da pátria e de nossa identidade como nação. É uma honra participar deste evento e testemunhar o orgulho cívico de nossa cidade, que se une para celebrar nossa independência e os valores que nos unem como brasileiros”, afirma.

Zander Fábio, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de retomar um evento. “Foram três anos sem desfile devido à recomendação de evitar aglomerações durante a alta da Covid-19. Portanto, neste ano, preparamos uma grandiosa festa para celebrar esta data tão simbólica e importante para nós, brasileiros”, diz.

A data do dia 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes e pequenas cidades. O dia é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, pois foi neste dia, em 1822, que a trajetória do país como nação independente teve início, por meio de D. Pedro, quando proclamou às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, que o país estava oficialmente independente de Portugal, de quem foi colônia por muitos anos.

A data tornou-se oficialmente feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas e desde então, essa data é marcada por inúmeras comemorações em todo o país.

Veja Também